linguagem e argumentação juridica

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
Apresentação

































1. Introdução

A linguagem no direito é ponto deveras importante e fundamental, pois é através de seu uso que seexprime o poder do convencimento e persuasão. O domínio da argumentação vai além das premissas falsas ou verdadeiras, fortes ou fracas, justas ou injustas. A linguagem e argumentação jurídica garantemque o sistema jurídico e as interpretações a ele necessárias não fiquem a mercê da obscuridade ou da duvidosa aplicação da lei.

























2. Linguagem eArgumentação

Podemos definir a linguagem como um recurso linguístico utilizado para transmitir determinado conteúdo. Desde remotas épocas encontramos a necessidade de interação entre os seres humanos e asociedade através de diversos sistemas articulados ou escritos. A linguagem pode ser colocada no centro das discussões do conhecimento humano tendo um papel essencial como a forma utilizada pelo serhumano para compreender o mundo.

Argumentação tem características próprias na organização de um discurso, incluindo a negociação de argumentos a favor e contrários, objetivando chegar a umaconclusão. Conforme cita o Jean Carlos Dal Bianco em sua obra Linguagem e Argumentação Jurídica: “Os argumentos são alegações apoiadas em razões, que são fundamentadas por evidencias”. Os argumentos sãoessenciais no momento da construção textual, quando temos o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que esta é correta, eles serão usados como provas.

4. Aplicação da linguagem eargumentação no Direito

A linguagem é um veículo de comunicação e transmissão de informações. É o meio de interação com o outro, onde podemos levá-lo a aceitar o que é dito ou fazer o que é proposto.Por trás da linguagem há sempre uma intenção, sempre se espera chegar a um objetivo. Assim, além de transmitir mensagens, existe a tentativa de atuar sobre o outro procurando elaborar um discurso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps linguagem jurídica e argumentação
  • Atps linguagem juridica e argumentação
  • atps linguagem e argumentação juridica
  • Linguagem Juridica e Argumentação
  • LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURIDICA
  • Linguagem juridica e argumentação
  • A linguagem e a argumentação jurídica
  • Atps linguagem jurídica e argumentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!