Linguagem c: história, estrutura e recursos.

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2012
Linguagem C: História, estrutura e recursos.
Alunos:
Victor da Silva Pedrazzi
R.A: 137782

Gabriel Checchia Vitali
R.A: 135782

Leonardo Moises Sales Bueno
R.A: 136507

Felipe Rodrigues de Carvalho
R.A: 135662

Resumo - Esta pesquisa tem a intenção de apresentar informações relevantes sobre os principais aspectos da linguagem de programação C.

Abstract – This research intends tointroduce relevant information about the aspects of the C programming language.

I. HISTÓRIA


Nos anos 60, Dennis Ritchie, cientista da computação estadunidense [1], trabalhava em conjunto com profissionais dos laboratórios Bell da empresa AT&T (American Telephone and Telegraph) [2] em um projeto de sistema operacional, conhecido então como Multics, que seria desenvolvido para grandescomputadores para que vários usuários pudessem utiliza-lo [3]. No entanto, em 1969 a AT&T descontinuou o projeto por não atingir resultados economicamente viáveis.
Na mesma década, na Europa, um grupo internacional de cientistas da computação criou a linguagem ALGOL (ALGOrithmic Language) [4] que foi publicada em 1963 na revista “Communications of the ACM (Association for ComputingMachinery).” Essa linguagem foi importante por ter sido a primeira programação estruturada. Posteriormente essa linguagem se tornou importante para a criação de muitas outras. Três anos após a publicação da criação da linguagem ALGOL, em 1966, Martin Richards, pesquisador inglês da faculdade de Cambridge criou a linguagem de programação BCPL (Basic Combined Programming Language) [5] na tentativa de terum ALGOL simplificado.
Foi então que Dennis se uniu a Ken Thompson, também cientista da computação [6], na tentativa de desenvolver um novo sistema de arquivos. Fazendo melhorias e adicionando expansões, estava criado um sistema completo, totalmente desenvolvido com uma linguagem de baixo nível, batizado por Brian Kernighan de UNIX. Esse sistema era capaz de interpretar a linguagem de altonível B, desenvolvida também por Thompson e baseada na linguagem BCPL de Martin Richards [5], que permitiu o desenvolvimento mais rápido de códigos e do próprio sistema UNIX.
Entretanto, a linguagem B possuía alguns inconvenientes, pois não diferenciava dados (por exemplo, números inteiros e caracteres eram escritos na forma de “palavras” do computador), e não dava suporte ao uso deestruturas. Com o intuito de suprir essas faltas, Dennis Ritchie trabalhou sobre a linguagem B, mantendo a sintaxe e adicionando novos aspectos como a diferenciação de variáveis. [3] Surgiu então, em 1972, a linguagem C, que foi usada para implementar, pela primeira vez, em 1973, o sistema UNIX [7] em um computador DEC (Digital Equipment Corporation) [8] PDP-11. Não se sabe se o nome C é originário dasequência alfabética (letra seguinte de B) ou se teve origem na letra seguinte à B no nome da linguagem de programação BCPL (a qual deu origem à linguagem B).
Ritchie e Kernighan escreveram um livro sobre a linguagem C, intitulado “The C Programming Language, 1st edition” [3]. Este livro foi referência para o código, entretanto, algumas organizações começaram a desenvolver suas próprias “versões” dalinguagem [9]. Então, em 1988, a ANSI (American National Standards Institute) ficou responsável pela padronização da linguagem e oficializou uma versão então nova e melhorada, a “ANSI C”, contendo revisões sintáticas (melhorias na sintaxe ou chamar procedimentos) e internas (padronização das bibliotecas do sistema) [10], mas que ainda executasse programas anteriores. Mais tarde, o órgão ISO(International Standards Organization) também adotou o padrão ANSI como válido, portanto, o termo correto seria “ISO C”, embora muitos ainda chamem por “ANSI C.” [3]
A linguagem C é hoje rica em funções implementadas e operadores, podendo ser utilizada para escrever qualquer programa lógico. Os compiladores de linguagem C combinam as capacidades de uma linguagem de baixo nível com os recursos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura de dados linguagem c
  • Estrutura básica de linguagem c
  • Estrutura de linguagem C
  • História da Linguagem C.
  • Exercicios basicos linguagem c (estrutura de decisão)
  • Linguagem c
  • Linguagem c
  • Linguagem c++

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!