Linguagem verbal e não verbal

Páginas: 2 (262 palavras) Publicado: 12 de abril de 2012
AULA 2 ESTUDO DE TEXO

Linguagem verbal e não verbal
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas.Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela falaou escrita, não é verdade?
Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Senão, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quandose escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, nestecaso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos,objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito outelevisionado, um bilhete? Linguagem verbal!
Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, oaviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas detrânsito? Linguagem não verbal!
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem verbal e não verbal
  • linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem Verbal e Não Verbal
  • linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem verbal e nao verbal
  • Linguagem verbal e nao verbal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!