Linguagem oral e escrita

Páginas: 10 (2299 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


RESUMO
Está pesquisa teve como foco a linguagem oral e a linguagem escrita. Sabe-se que o processo da construção da linguagem escrita já é iniciado muito antes da criança entrar na escola. Desde bebê a criança aprende a usar gestos para representar coisas. Cada criança possui caminhos próprios para desenvolver a leitura e a escrita. Ler e escrever não são umahabilidade adquirida de forma inata. Estudos mostram que depende do educador para que haja um bom desempenho dos alunos, eles devem trabalhar com estratégias inovadoras e diversificadas que ajude no desenvolvimento das habilidades necessárias a aprendizagem da leitura e escrita.


Palavras-Chaves: Linguagem Oral; Linguagem escrita; Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Uma das funções dos professores deanos iniciais é ensinar a linguagem oral e escrita, promovendo o aprendizado de maneira prazerosa para que os alunos desenvolvam a escrita e a oralidade, pois nos dias atuais a linguagem oral é de grande importância para o desenvolvimento do aluno.

Diante da realidade, as instituições educacionais necessitam se constituir de modelos pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento da linguagemoral e escrita dos alunos, em que, desde pequenos aprendam a falar, expressar-se e também que sejam sujeitos de analisar seu contexto social.

Aprender a ler é entrar no mundo da escrita. Antes de conhecer o código da escrita a criança já faz leitura sobre ela, observando rótulos, embalagens e imagens que relaciona a alguma coisa ou algo que faz de seu cotidiano. No entanto, para que esteprocesso da escrita se efetive na alfabetização da criança é preciso pensar também no desenvolvimento da linguagem oral.
A linguagem escrita deve andar lado a lado com a linguagem oral para que o processo de alfabetização aconteça com êxito, a criança deve aprender a ler mais também deve saber se expressar, não ter vergonha de impor suas duvidas, insatisfações e conquistas.

A observaçãoparticipante quer disser observar eventos do mundo real na medida em que eles aconteçam. Segundo Ludke e André (1986),” a observação participativa precisa ser antes de tudo controlada e agrupada. Isso envolve antes de tudo a existência de um planejamento minucioso. Planejar é determinar como observar, saber separar os detalhes relevantes, e aprender a fazer anotações, organizar e utilizar métodos rigorosos.”2 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: UMA PROPOSTA DE ENSINO QUE CONTEMPLE A DIVERSIDADE

O trabalho com a linguagem é um dos eixos principais na educação, visto sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
.
A aprendizagem da linguagem oral eescrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.

A presença de um educador responsável pelo seu trabalho e disposto a ensinar é de extrema importância para fazer acontecer o conhecimento em sala de aula, de maneira construtiva e renovada.

O aprendizado e conseqüente o domínio da linguagem surgem doseu uso em variadas circunstância, nas quais às crianças percebem a função social que ela exerce e assim desenvolvem as diferentes capacidades.
A ampliação da capacidade das crianças de utilizar a fala de forma cada vez mais competente em diferentes contextos se dá na medida em que elas vivenciam experiências diversificadas e ricas envolvendo os diversos usos possíveis da linguagem oral.

Ofato é que alguns profissionais acham que a linguagem oral deve ser estimulada só na educação infantil, e se esquecem que ao ingressar nos anos iniciais os alunos ainda são crianças e focam só no processo da escrita e esquecem de estimular a linguagem oral de forma prazerosa.

Os professores de anos inicias, exigem silêncio quando a criança vai escrever algo, ela não pode ficar falando baixo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem oral e escrita
  • Linguagem oral e escrita
  • linguagem oral e escrita
  • linguagem oral e escrita
  • linguagem oral e escrita
  • Linguaguem oral e linguagem escrita
  • Linguagem oral e escrita
  • linguagem oral e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!