Linguagem oral e escrita: semelhança, diferenças e usos sociais.

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
Introdução aos Estudos de Língua Portuguesa
Linguagem Oral e Escrita: semelhança, diferenças e usos sociais.

Resenha Crítica do Texto: Linguagem oral e escrita: novos rumos

Alunos: EwertonMota de Araújo e Gaby Carvalho Alves
1º Período Letras

A situação comunicativa influenciará no uso da linguagem. O conteúdo lingüístico se modifica com o passar do tempo, a língua que falamos hojenão é a mesma falada há séculos, o idioma é o mesmo. Alguns dialetos são diferentes dos usados na era Joanina, outros permanecem, existem palavras que sumiram do nosso vocabulário e outrassimplesmente se modificaram graças à fala popular.
Não falamos da mesma forma que escrevemos, assim como não se anda como se corre (ambos apresentam a função de se locomover, em comum), o fato é falar eescrever não são a mesma coisa apesar de haver uma interligação: o ato comunicativo. Não existem erros e/ou acertos tento na fala como na escrita, já que elas mudam de acordo com fatores externos; local,origem socioeconômica etc. e internos; desenvolvimento mental, psicológico etc.
A gramática apresenta as regras para uma boa formação e informação sobre o idioma apresentado nela, ela apresenta ateoria de como deve ser na prática a escrita e a fala. Por exemplo, numa conversa informal, teoricamente, devemos falar a pessoa e o tempo verbal conjugado corretamente, o que não acontece na prática:“Tu vais à festa hoje?” (teoria), “Tu vai pra festa hoje?” (prática).
Num diálogo formal, e ultimamente pouquíssimo usado entre nós, jovens universitários, sabemos arquitetar uma boa conversação, nãotão boa quanto a de um executivo, mas o suficiente para ser compreendida e aceita entre os intelectuais e ministros.
O desejo maior dessa resenha é transmitir que as diferentes manifestações dalíngua são como um DNA de cada grupo social, religioso, e de cada local, região, estado, país ou comunidade. São códigos de entendimento mutuo; uma conversa entre um rapper e outro, o diálogo em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qual a diferença entre a linguagem oral para a escrita
  • Linguagem oral e linguagem escrita
  • Fala e escrita semelhanças e diferenças  
  • Linguagem oral e escrita
  • Linguagem oral e escrita
  • linguagem oral e escrita
  • linguagem oral e escrita
  • Linguagem oral e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!