Linguagem, Memória e Percepção

Páginas: 4 (936 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
A Linguagem
Considera-se linguagem a maneira de comunicação humana, juntamente com a relação com o mundo, sendo vida social, política e pensamentos.
A linguagem tem o poder de personificar osmitos, ou seja, torna-los assim como são imaginados. Em uma reunião religiosa, a linguagem possui a função de nos transportar à um lugar sagrado, através das palavras pronunciadas pelo líderreligioso. Em um juízo, a linguagem tem poder de culpar ou inocentar alguém.
Através de estudos e pesquisas, comprovou-se que a linguagem tanto pode ser naturalmente concebida ao homem quanto pode sermoldada e transformada através da sociedade.
A linguagem transmite signos e que este é um sinal indicativo, formado pela união entre significante e significado. Podemos tomar como exemplo o fogo e afumaça, onde o fogo seria a realidade, e a fumaça o signo de que em algum lugar, existe fogo.


















A consciência pode conhecer tudo?
A consciência e o conhecimento
Ateoria do conhecimento distingue o eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito, distingue também graus de consciência e tem como centro a figura conhecimento, entendido como consciência de si reflexiva ouatividade racional que conhece a si mesma.
Freud escreveu que, no transcorrer da modernidade, os humanos foram feridos três vezes e que as feridas atingiram o nosso narcisismo como seresconscientes/racionais e com a qual, durante séculos, estivemos encantados. As feridas são:
a primeira foi a que nos infligiu Copérnico, ao provocar que a terra não estava no centro do universo e que os homensnão eram o centro do mundo.
a segunda foi causada por Darwin, ao provocar que os homens descendem de um primata, que são apenas um elo na evolução das espécies e não seres especiais, criados por deuspara dominar a natureza.
a terceira foi causada pelo próprio Freud com a psicanálise, ao mostrar que a consciência é a menor parte e a mais fraca de nossa vida psíquica.
A psicanálise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudos de vygost "percepção linguagem memória"
  • Percepção e Memória
  • Percepção e Memoria
  • Memória e linguagem
  • Psicologia
  • Inteligência, memória e percepção.
  • Percepção, memória e imaginação
  • Linguagem e percepção: olhar da criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!