Linguagem literária

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
Os textos podem ser divididos conforme a linguagem escolhida para a construção do discurso. São dois grandes grupos, que privilegiam a linguagem literária e a linguagem não literária. Apesar de ostextos literários e não literários apresentarem pontos convergentes em sua elaboração, existem alguns aspectos que tornam possível a diferenciação entre eles. Saber identificá-los e reconhecê-losconforme o tipo de linguagem adotado é fundamental para a compreensão dos diversos gêneros textuais aos quais estamos expostos no nosso dia a dia.

Nessa questão, não existe uma linguagem que sejasuperior à outra: ambas são importantes e estão representadas pelos incontáveis gêneros textuais. As diferenças nos tipos de linguagem estão ancoradas pela necessidade de adequação do discurso, pois paracada situação escolhemos a maneira mais apropriada para elaborar um texto. Se a intenção é comunicar ou informar, certamente adotaremos recursos de linguagem que privilegiem o perfeito entendimentoda mensagem, evitando assim entraves linguísticos que possam dificultar o acesso às informações. Se a intenção é privilegiar a arte, através da escrita de poemas, contos ou crônicas, estarão à nossadisposição recursos linguísticos adequados para esse fim, tais como o uso da conotação, das figuras de linguagem, entre outros elementos que confiram ao texto um valor estético.

Dessa maneira,confira as principais diferenças entre a linguagem literária e a linguagem não literária:

→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, nanovela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação. A Literatura deve sercompreendida como arte e, como tal, não possui compromisso com a objetividade e com a transparência na emissão de ideias. A linguagem literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagens Literárias e não Literárias
  • Linguagem literária
  • Linguagem Literária
  • Linguagem literaria
  • Linguagem Literaria
  • linguagem literária e não literária
  • A linguagem literária
  • Linguagem Literaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!