Linguagem em almenara

Páginas: 8 (1957 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Centro de Ciências Humanas
Curso de Letras
Claudio Oliveira Vales
Giorgio Moreira Brito
Naiara Dutra Sena
Noádia Nascimento Santos














A linguagem oral do povo de Almenara – MG:
a linguagem padrão e não-padrão

























Almenara - MG
Outubro / 2011
Claudio Oliveira Vales
GiorgioMoreira Brito
Naiara Dutra Sena
Noádia Nascimento Santos

















A linguagem oral do povo de Almenara – MG:
a linguagem padrão e não-padrão

























Almenara - MG
Outubro / 2011
RESUMO

O presente trabalho foi baseado numa pesquisa de campo, bibliográfica, documental, exploratória e qualitativa, utilizando comoinstrumento, entrevista semi-estruturada, da qual foram coletados dados com o objetivo de registrar e identificar as adversidades linguísticas do povo, comparando-a com a norma padrão. Foi analisada as influências cultural, social e econômica na propagação da língua regional da cidade de Almenara-MG.
O mesmo teve início no 1º semestre de 2011, com a disciplina Introdução ao Estudo daLinguagem, e respectivamente neste semestre, dando seguimento aos estudos de forma aprimorada com Linguística Geral I, referente ao 2º período do curso de Letras.












































INTRODUÇÃO




Sendo a linguagem a principal fonte de comunicação, buscamos destacar nesse trabalho dentro de um contextohistórico-social, as expressões, ditos populares, gírias, apelidos, frases curiosas em caminhões, e musicas regionai, retratando o Vale do Jequitinhonha.
São informações preciosas, que resgatam valores culturais, costumes e as tradições de um povo que perpetuam ao longo da sua história, sendo assim, é possível refletir sobre as questões de poder e as relações sociais.
Dada àcomplexidade, surgem várias perguntas a cerca do assunto: Que aspectos da manifestação popular auxiliam na propagação da linguagem desse povo? Realmente existe uma cultura popular? A linguagem popular faz parte da cultura? Que fatos linguísticos poderão ser percebidos no falar de uma comunidade em relação a uma língua padrão?
Procurando respostas a essas perguntas é que surgiu a ideia deconhecer um pouco daquilo que denominamos como linguagem do popular. Assim, mais com o intuito de observar traços interessantes e selecionar tipos de manifestações e expressões com toda a sua carga significativa, que contribuem e enriquecem a cultura desse povo da cidade de Almenara.
Situada no Vale do Jequitinhonha, região de recursos escassos, desassistida pelas autoridades, masque retrata através da sua linguagem, a tenacidade e a luta do povo pela sobrevivência. Povo que, apesar da labuta diária, permanece ligado à terra, às suas raízes, mantendo viva as origens, suas tradições culturais, portanto, permanecem contribuindo para a divulgação da cultura popular.
Para tanto, serão entrevistados vários segmentos da população local e a posteriore serãoapresentados gráficos que comprovarão a veracidade dos fatos e da pesquisa realizada. Concomitantemente é importante frisar questões significativas que foram propositalmente observadas na coleta de dados como: profissão, faixa etária, gênero sexual e formação acadêmica.








Conceitos que influenciam na linguagem




Os seres humanos vivem em situações culturais que gerammotivos para haver comunicação. A forma de comunicação mais comum é a linguagem popular que se transforma no principal instrumento de organização social do povo. Antes de penetrar nesse universo da linguagem, faz-se necessário aludir alguns conceitos.
Em sentido restrito, nas palavras de Câmara Júnior (1959, p. 213), “Língua é o sistema de expressão falada particular de tal ou qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • almenara pra mg
  • Linguagem
  • Linguagem
  • Linguagens
  • Linguagem
  • Linguagem
  • linguagem
  • Linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!