Linguagem do rádio fm

Páginas: 16 (3869 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
LINGUAGEM DO FM:
Como surgiu e se afirmou no rádio segmentado

Arnaldo Recchia[1]
Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo
15\01\2013

RESUMO

Através deste artigo pretende-se expor um estudo que perpassa a origem da linguagem do rádio FM. Perceber em que momento há a ruptura com o padrão comunicacionalexistente e compreender a evolução que esse código desenvolveu ao longo dos quarenta anos que se desenvolveu. Entender como era o cenário dos anos 1970, e como a rádio Continental de Porto Alegre tem relação com o progresso de relação oral entre emissora jovem e seu público. Acompanhar o processo atual em que recai sobre uma rede de emissoras o papel de principal rádio jovem do Rio Grande do Sul – arádio Atlântida, do Grupo RBS.


Palavras Chave: Linguagem, Jovem, FM.

1 INTRODUÇÃO

Dinâmico, ágil e intimista. Ao longo dos anos esses foram adjetivos que couberam ao rádio. Todo o encanto de sua ‘Era de Ouro’ até as emissoras extremamente segmentadas e, porque não, as multiplataformas[2] dos dias de hoje. O “aparelho falante” atraiu milhares de ouvintes.


O rádio sempreteve a deontologia de falar com seu público, e por conseqüência, falar do jeito que o seu público falava. A partir dessa premissa se faz necessário entender como a linguagem das emissoras em freqüência modulada voltadas aos jovens chegou ao atual padrão de comunicação. Ainda assim, dinâmica, ágil e intimista. Mas o questionamento centra no ponto em como a FM dos jovens consegue se comunicar com eles.Um público estereotipado por ter dificuldade em se expressar com o mundo dos adultos.


Como e quem criou o formato de linguagem atual é objeto de pesquisa histórica. Em algum momento na evolução do rádio existiu uma quebra. Uma ruptura com os padrões tidos convencionais. E talvez nesse momento surja o primeiro viés que daria fruto a um novo jeito de falar no microfone. Uma nova maneirade desanunciar uma música. Assim o foi há quarenta anos atrás.

2 O RÁDIO

A idéia de rádio surge em 1887 com as ondas hertzianas. Com a primeira transmissão datada no início do século XX, nos Estados Unidos nos testes da válvula tríodo [3]. A partir daí deu-se a implementação de sistemas que operacionalizavam o que se conhece por rádio.


No Brasil em 1922 celebrava-se oprimeiro século da independência. No Rio de Janeiro o presidente Epitácio Pessoa faria seu discurso a partir de um suporte que entraria na história como a primeira transmissão de rádio no país. A música fez parte deste dia histórico com a propagação através de alto-falantes “o público também pode ouvir a ópera de Carlos Gomes, O Guarani, que estava sendo apresentada no Teatro Municipal”. (FERRARETTO,2001, p. 9).

A era do rádio teve seu auge com a criação da rádio Nacional. Seus programas, na maioria de auditórios trouxeram as primeiras noções de interatividade do veículo. Criou padrões que até hoje são respeitados. É nos anos 1940 que se concebe as primeiras idéias de se fazer radiojornalismo diferente do jornalismo falado com os cacos do impresso.

Segundo o professor Gomes,atualmente o Brasil é o segundo país do mundo em número de emissoras de rádio: “seriam mais de três mil emissoras espalhadas em todos os estados brasileiros, perdendo apenas para os Estados Unidos, com cerca de oito mil rádios. Em terceiro lugar está a Inglaterra, com algo em torno de setecentas emissoras.” (GOMES, 2009)
Dados que permitem perceber a importância do veículo nos dias atuais. ParaCoelho, “O rádio ainda é um dos veículos mais acessíveis e instantâneos da história dos meios de comunicação social. Por mais que tenhamos tecnologias avançadas na televisão e na internet” (COELHO, 2012). Ainda segundo Gomes o rádio por ter uma tecnologia da informação, ainda mantém a sua credibilidade e, acima de tudo, é uma valiosa fonte que transmite informação e o entretenimento, simultaneamente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rádio kiss fm
  • A rádio universitária cesumar fm
  • Rádio Am/Fm
  • Pesquisa Radio AM/FM/Online
  • Tudo sobre Rádio
  • Mudança das rádios AM para FM- comentário
  • Linguagem de radio resumo
  • linguagem e produção de rádio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!