Lingua protrguesa

682 palavras 3 páginas
SESI

Impactos ambientais Versus Ecossistemas

Rebeca Caroline S. B. Machado.

2012
Introdução
Função química: conjunto de substâncias químicas que apresentam propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. As principais funções inorgânicas que iremos estudar são: ácidos e bases. Assim, em uma reação química, todos os ácidos, por exemplo, têm comportamento semelhante porque apresentam uma característica comum em sua estrutura.
ÁCIDOS Uma das características comuns aos ácidos é o seu sabor azedo, presente em muitas substâncias usadas no nosso cotidiano: vinagre, sucos de limão e laranja, morango, maçã etc. Os ácidos também formam soluções aquosas (quando misturados com água) condutoras de eletricidade e mudam a cor de certas substâncias, como os indicadores – o papel tornassol azul, por exemplo, torna-se vermelho. Ácido é toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização (forma íons, liberando como único cátion o hidrogênio (H+)).
Ácido Acético: É um líquido incolor, de cheiro forte penetrante e característico, solúvel em água. É usado no dia a dia principalmente como condimento culinário. o vinagre é uma solução aquosa de ácido acético de 3% a 7%.Ácido Cítrico: É encontrado no limão, na laranja e nas demais frutas cítricas. Ácido Carbônico: É um ácido fraco e um dos constituintes dos refrigerantes e das águas mineiras gaseificadas. O gás carbônico, ao se combinar com água da chuva, origina um determinado tipo de “chuva ácida”, mesmo em ambientes não poluídos e na ausência de relâmpagos, o que leva a concluirmos que todas as chuvas acabam sendo ácidas.
BASES (HIDRÓXIDOS)
As bases formam outro grupo de substâncias com propriedades comuns. Podemos citar como exemplos a soda cáustica, Na OH, presente nos limpadores de forno, nos desentupidores de pia e na fabricação do sabão; a cal hidratada, Ca (OH)2 , utilizada

Relacionados