lingua portuguesa

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Passo 4
Em um mundo que rompe fronteiras, nota-se a necessidade do ser humano de identificar-se com um grupo, no qual o sentido de isolamento pertencente ao macro vá se diluindo e dê conforto aos indivíduos que mantém uma identidade cultural, uma tradição e uma história que lhes permita pertencer a esta nova realidade sendo sujeitos atuantes neste processo.
A sociedade globalizada é, por suavez, instável; nela o sujeito-ator perde protagonismo e não encontra figuras emblemáticas com as quais se identificar, em companhia dos outros, além de beber as mesmas bebidas ou assistir aos mesmos filmes. Se compartilharmos cada vez menos significados, as comunidades de vida podem tender à fragmentação e a considerarem-se cada vez mais autônomas em relação umas às outras ficando como as únicasque resguardam seus membros da crise de sentido.
O homem é capaz de transformar a sociedade tendo como base a história de sua própria civilização, seu desenvolvimento, contradições e identidade cultural. Cabe à escola como instituição que produz e reproduz nossa sociedade, trazer para seu cotidiano o exercício de cidadania consciente em face de diversidade cultural.
Mudar mentalidades, superar opreconceito e combater atitudes discriminatórias são finalidades que envolvem lidar com valores de reconhecimento e respeito mútuo, o que é tarefa para a sociedade como um todo. A escola tem um papel crucial a desempenhar neste processo. Em primeiro lugar porque é espaço em que pode se dar à convivência entre crianças de origens e nível socioeconômico diferentes, com costumes e dogmas religiososdiferentes daqueles que cada um conhece, com visões de mundo diversas daquelas que compartilha em família. Em segundo, porque é um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença. Em terceiro lugar, porque a escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo.
A sociedade comprometida com a luta pela escolademocrática, deve levar em conta os valores que estão sendo veiculados pela mesma participando ativamente da escola no sentido de poder contribuir para um novo paradigma.
O pensamento complexo é necessário para darmos conta de questões que fora de um contexto histórico não teriam o menor sentido. Diante desta idéia temos a possibilidade de ultrapassarmos a rigidez, partindo para uma relação dialógica doconhecimento.
Seria inválido pensarmos em qualquer tipo de transformação nas escolas sem nos preocuparmos com a formação dos professores. Quando nos assumimos como professores temos que ter preparo para que em situações de preconceito no cotidiano escolar, tenhamos a possibilidade e a lucidez de discutir e até de reverter a negação ao que é diferente a partir do que entendemos como compreensão,ética e solidariedade.
Sendo a escola provedora de um conhecimento institucionalizado seu efeito democratizante se torna fundamental já que vivemos numa sociedade letrada e todos que não possuem estes conhecimentos acabam vivendo à margem da sociedade e tendo poucos instrumentos para lutarem pelos seus direitos de cidadãos. É necessário que como agentes deste processo, estejamos engajados nosaspectos pertinentes à produção dos conhecimentos necessários para a dignidade, reconhecimento e valorização de cada indivíduo.
A identidade cultural apela para o conhecimento e reconhecimento de que alguém é membro ou possui características próprias de um grupo cultural, com a conseqüente conotação emocional de sentir-se como tal; tonalidade afetiva que pode ser de satisfação, de orgulho, dedesconforto ou até de rejeição, conforme o caso. A identidade cultural é condição que alguém atribui a si próprio ou que lhe é atribuída ou reconhecida.
Hoje já se admite falar e até conhecer melhor as diversidades existentes em cada aluno. Se pretendemos romper com atitudes autoritárias tornando a escola um ambiente democrático, precisamos permitir que cada aluno se expresse livremente, pois a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua portuguesa
  • lingua portuguesa
  • Lingua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • Lingua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • lingua portuguesa
  • Lingua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!