LINGUA PORTUGUESA II AULA 3 E 4

263 palavras 2 páginas
3) Transcreva foneticamente apenas os segmentos (sons) correspondentes às letras em negrito das palavras abaixo. (0,25)
Obs.: não se esqueça de que o modo de se fazer a transcrição fonética é diferente do modo de se fazer a transcrição fonológica. Você poderá encontrar os símbolos fonéticos solicitados no próprio conteúdo das aulas ou nos arquivos disponibilizados na ferramenta Arquivo.
a) cipó: [ɔ] b) festa: [ɛ]
c) cara: [k]
d) caça: [s]
e) chá: [ʃ]

1) Na palavra pote, a vogal destacada é oral ou nasal? Explique como ela produzida. (0,5)

Na palavra pote, a vogal destacada é oral, pois são orais as vogais [a], [e], [ɛ], [i], [o], [ɔ] e [u], sendo que tambem quando se pronuncia a palavra “pote” a úvula fica levantada, impedindo que o ar entre na cavidade nasal.

2) Leia atentamente a seção TRANSCRIÇÃO FONÉTICA – ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL – IPA que consta na aula 4 e, com suas palavras, elabore um resumo entre 6 a 8 linhas. (0,75)

Nos estudos fonéticos é utilizado um alfabeto diferente do utilizado normalmente para ensinarmos os alunos, isto devido ao fato de que a transcrição fonética reproduz outros aspéctos, não só a escrita, mas sim todos os sons utilizados na fala, especificando então as diferenças da fala e da escrita. O alfabeto IPA é o mais utilizado, Cagliari diz que os valores sonoros se diferem para cada símbolo fonético, não dando uma noção específica sobre a pronúncia da língua, assim surge o alfabeto IPA, cujo objetivo era propor símbolos que transcrevem qualquer tipo de língua, e não só a escrita, mas tambem a fala.

............................................................................................................................................

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Diversos
    49798 palavras | 200 páginas