Lingua portuguesa : aquisição da linguagem e concepções de ensino

Páginas: 6 (1428 palavras) Publicado: 19 de julho de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
METODOLOGIA DO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
ESTÁGIO – ALFABETIZAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL. PRODUÇÃO DE TEXTOSCURITIBA

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LINGUA PORTUGUESA : AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de aprendizagem apresentada á UTA- Língua Portuguesa , no curso de pedagogia á Distância da Faculdade Internacional de Curitiba
Centro Associado: Curitiba

CURITIBA•

INTRODUÇÃO

O presente trabalho, desenvolvido na UTA Língua Portuguesa que centraliza as disciplinas de: Metodologia da alfabetização, Metodologia de ensino da Língua Portuguesa e Pesquisa e Prática Profissional. Produção de textos, apresenta umareflexão do tema Aquisição da Linguagem e Concepções de ensino a partir das teorias de Piaget e Vigotsky sobre desenvolvimento cognitivo e aquisição da linguagem .
Aborda a concepção de aquisição de linguagem e escrita descoberta por Emília Ferreira em suas pesquisas a partir da teoria Piagentina.
Faz uma reflexão do trabalho pedagógico a partir da perspectiva da produção de textos considerando aescrita nas mais diversas práticas sociais.
Apresenta um panorama da metodologia do ensino da língua Portuguesa considerando aspectos relevantes como à lingüística e o ensino da língua materna, as quatro habilidades e os tipos de comunicação oral.
O desenvolvimento da PA proporciona a oportunidade do graduando em Pedagogia colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Para desenvolver estetrabalho consultamos as bibliografias básicas obrigatórias e bibliografias complementares.

Tanto Piaget quanto Vigotsky concebem a criança como um ser ativo e atento que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente.Há no entanto grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento na visão desses dois autores.Piaget deu mais ênfase ao cognitivismo, Vigotsky ao social.
ParaPiaget o desenvolvimento cognitivo é construído através da interação do sujeito com o meio a partir das estruturas existentes. Assim sendo a aquisição de conhecimento depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele, sujeito com o objeto destacando a ação, a experiência. Para esse autor não há aprendizagem sem experiência e cada nova experiência pode gerar muitosconhecimentos, em sua teoria afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desde o momento em que nascem até a idade adulta, sendo que esses estágios sempre serão sucessivos e que os indivíduos vivenciam essa quatro etapas em seqüência, somente havendo variação nas idades de começo e fim de cada um desses estágios, considerando-se as estruturas cognitivas de cada pessoa e também a variedade deestímulos recebidos os estágios classificam-se em: 1º- estágio-sensório motor (recém nascido até 2 anos) a criança conquista seu mundo através da percepção e dos movimentos, de todo o universo que a cerca.
2º- estágio- Pré - operatório ( 2 a 7 anos) o mais importante é o aparecimento da linguagem que irá acarretar as modificações no aspecto afetivo social da criança.
3º- estágio- período das operaçõesconcretas (7 a 12 anos) a criança apresenta capacidade de reflexão.
4º- estágio- (12 anos em diante) período das operações formais, passagem do pensamento concreto para o pensamento formal.
Há ainda na teoria de Piaget alguns conceitos que são importantes para a educação e nosso contexto de alfabetização. São eles: equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desequilíbrio.Na concepção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Pa lingua portuguesa aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
  • CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa
  • Concepções de linguagem e ensino da língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!