LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Páginas: 18 (4493 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014









LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
Metodologia da Afabetização
Metodologia da Língua Portuguesa
Pesquisa e Pratica Profissional – Produção de Texto










CAMPINAS
2011







LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

































CAMPINAS
2011Sumário


1. INTRODUÇÃO 3
2. LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO 4
2.1. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO 5
2.2. METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA 8
2.3. PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO 11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERENCIAS 15



















1. Introdução
Esta Produção de Aprendizagem é referente ao tema LínguaPortuguesa: Aquisição da linguagem e concepções de ensino.
Ela é dividida em três disciplinas das quais são Metodologia da Alfabetização, que sintetiza os fundamentos de uso das diferentes formas de linguagem para a comunicação das idéias e as teorias de Jean Piaget e Lev Semevich Vygotsky e as observações de Emilia Ferrero sobre as fases da escrita. Além de demonstrar os métodos de alfabetizaçãoutilizados para esse processo.
A Metodologia do Ensino de língua Portuguesa que demonstra a aquisição da Língua Portuguesa e as suas implicações no ensino dessa língua, os aspectos considerados no ensino da língua como a lingüística e o ensino da língua materna e as habilidades e tipos de comunicação oral.
E, finalizando, Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Textos que considera a escritaem suas mais diversas práticas sociais.
Os objetivos dessa Produção de Aprendizagem são sintetizar e promover as informações presentes nela, de forma a informar e formar opiniões quanto ao seu conteúdo. E é importante para a formação por ser uma síntese dos conteúdos estudados e pela problematização criada em sua produção, que acrescenta conhecimento e vivências para a formação do pedagogo.
Ametodologia utilizada na confecção dessa Produção de Aprendizagem foram as leituras das publicações indicadas para a produção e a pesquisa e leitura de outras publicações e tópicos sobre os temas abordados. A criação dos textos problematizados no manual de orientações da produção da PA e a interação do grupo para as pesquisas, criação e produção final desse trabalho.







2.LINGUAPORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Desde o inicio da década de 80, o ensino de Língua Portuguesa tem sido centro de discussão principalmente no que se refere à necessidade de melhoria da qualidade de educação no país. O fracasso escolar referente a eficácia da garantia do uso da linguagem, apontou a necessidade da reestruturação do ensino de Língua Portuguesa para que sealcançasse o objetivo de garantir de fato a aprendizagem da leitura e escrita.
Os PCNs refletem e contribuem para busca da qualidade da educação , as novas exigências da sociedade, as transformações do perfil social e cultural do alunado brasileiro aliando-se a novos avanços das áreas de psicologia da aprendizagem, psicologia social e cultura, as ciências da linguagem,psicolinguística esociolinguística, a pragmática, gramática textual, teoria da comunicação, semiótica e análise do discurso.
Os parâmetros de Língua Portuguesa estão organizados de modo a servir de referência, fonte de consulta reflexão e debate. Nele são destacadas as questões referentes ao domínio da língua oral e escrita, fundamentais para a participação social e efetiva, nesse caso reforça-se a abordagem de que os sabereslinguísticos são necessários para um exercício pleno de cidadania.
Segundo Valle, tanto Vygotsky, quanto Piaget contribuiu para que educadores compreendessem melhor a aquisição da linguagem, como parte da vida da criança num processo contínuo e inter-relacionado, com recursos facilitadores da compreensão do desenvolvimento e aprendizagem.










2.1. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa : aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Pa lingua portuguesa aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa
  • Concepções de linguagem e ensino da língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!