Lingua portuguesa: aquisição da linguagem e

Páginas: 22 (5270 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
1. INTRODUÇÃO
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A aquisição da linguagem pela criança é aceita como um fato comum na sociedade, porém esse assunto tem sido estudado porestudiosos desde a antiguidade, muitas teorias foram apresentadas na comunidade cientifica, muitas descartadas e muitas são discutidas até hoje.
No entanto, a linguagem humana é extremamente flexível e criativa, é um privilégio humano, apoiada em regras gramaticais. Nós não paramos para pensar no verdadeiro milagre que é a capacidade da linguagem, o ser humano tem o poder de “entrar na mente” de outroser humano e assim despertando curiosidade dando asas a imaginação, manipulando idéias, tudo isso e muito mais com o poder do uso da palavra.
Existem muitas teorias que tentam explicar como uma criança em condições normais, entre 3 e 4 anos domina com perfeição a língua falada ao seu redor, de todas essas teorias vamos falar de 4: o Behaviorismo, o Inativismo, o Cognitivismo Construtivista e oSociointeracionismo.
Behaviorismo: (Skinner) ”a aquisição da linguagem se dá por estimulo/resposta aqui o autor desta teoria coloca que a criança precisa de um estimulo ou castigo.”
Inativismo: (Chomsky) “a linguagem é inata e superior a qualquer outra habilidade do ser humano”.
Cognitivismo Construtivista: (Piaget) “o ser humano possui a capacidade genética de adquirir conhecimentos, a linguagemé apenas mais um dos diversos conhecimentos”.
Sociointeracionismo: (Vygotsky) ”defedende que o desenvolvimento da linguagem, como das demais capacidades, se dá através da interação da criança com os adultos”.
O objetivo deste presente trabalho é de que o aluno aprenda a fazer um trabalho acadêmico, bem como aprender um pouco mais sobre as disciplinas.
Esta P.A. oferece ao aluno a oportunidadede fazer uma comparação de todas as disciplinas desta UTA proporcionando assim um estudo mais aprofundado sobre todas as matérias estudadas nesta unidade, e é muito importante para nossa formação acadêmica, pois nos instiga a pesquisar em vários títulos ler mais sobre os variados assuntos relacionados à educação, bem como no futuro saber o que é melhor usar na nossa metodologia em sala de aula.A metodologia usada para desenvolver esse trabalho, foi a leitura dos livros base, bibliografias complementares e leituras diversas.
As matérias disciplinas que compõe esta UTA são as seguintes: Metodologia do Ensino de Alfabetização, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Pesquisa e Prática Profissional - Produção de Texto e Estágio de Alfabetização.
Os conteúdos trabalhados nesta PA são:em língua portuguesa será feita uma abordagem teórica usando as bibliografias básicas das disciplinas desta UTA relacionando o texto á aquisição a leitura e da escrita como possibilitar a inserção e participação social no exercício da cidadania.
Em metodologia de alfabetização se estabelece uma comparação entre Piaget e Vygotsky com relação ao desenvolvimento cognitivo e relacionado ao processode alfabetização. Ainda é feito um comentário sobre aquisição da linguagem segundo Emilia Ferreiro e relacionado à língua portuguesa.
Em metodologia da língua portuguesa é feito um panorama considerando alguns dos seguintes aspectos: a linguística e o ensino da língua materna, o ensino das quatro habilidades e tipos de comunicação oral.
Por fim em pesquisa e prática profissional- Produção detexto, usando a nossa bibliografia básica é feito uma reflexão sobre o trabalho pedagógico a partir da perspectiva da produção de texto considerando a escrita nas mais diversas práticas sociais.

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
Linguagem é um meio de desenvolvimento é um objeto social o qual age diretamente ou indiretamente sobre o ser humano, e este se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua portuguesa. aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa : aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa: aquisição da linguagem e consepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Pa lingua portuguesa aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!