Lingua da tribo karajaádo norte

393 palavras 2 páginas
Lingua da tribo karajá do norte
Falam o xambioá, um dialeto específico da língua karajá, pertencente ao tronco Macro-Jê. Os outros dois dialetos, o javaé e o karajá propriamente dito, designam também os outros dois grupos falantes da mesma língua.

Evento da tribo karajá do norte.
No dia 16 de abril, o evento começou às 08 horas com representações de danças típicas, seguido de esportes tradicionais como a corrida rústica, ao longo da praia, além de arremesso de arco e flecha e de lança, revezamento de maracá (espécie de chocalho), e jogos de futebol feminino e masculino.

Boneca da tribo Karajá pode virar patrimônio
Um dos principais símbolos da cultura indígena Karajá pode se tornar patrimônio cultural e imaterial brasileiro. Pelo menos esse é um dos resultados que o projeto de pesquisa Boneca Karajá arte, memória e identidade indígena no Araguaia pretende colher.
Coordenado pela professora Nei Clara de Lima, o projeto deu continuidade aos estudos sobre cultura imaterial, iniciados em 2007 no Museu Antropológico de Goiânia com a pesquisa Sistematização da Documentação Referente ao Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. Orçada em 70 mil reais em sua primeira fase, a iniciativa foi financiada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e realizou estudos etnográficos e documentais para apresentar subsídios para propor o registro das bonecas como patrimônio cultural brasileiro.

Tribo karajá do norte mantém a tradição de cuidar da natureza
Segundo ele, o respeito ao rio é o principal ensinamento passado pelo povo indígena. “Até o banho é tomado logo cedo, pois assim fortalecemos nosso espírito para seguir o dia”, explicou.
O turista que vê o artesanato produzido pelos Karajá, perpetuando a cultura indígena, nem imagina que há 30 anos a comunidade quase foi extinta. Àquela época, a tribo tinha 30 integrantes.

A tribo karajá faz brinquedo de pelúcia.
O barro é a principal matéria prima. “Aprendi a fazer as bonecas com a

Relacionados