Linguísticas

Páginas: 8 (1935 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

PETTER, Margarida. Linguagem, Língua, Linguística. In: Fiori; José L. (org.) Introdução à Linguística I, objetos teóricos. 4. Ed São Paulo: contexto, 2005.

Para Margarida Petter, as palavras têm “o poder mágico da criação.” Em Gênesis, (I, 1-5), Deus disse: “Exista luz,” e a luz existiu” (pg.11). Já para os povos das escolas de iniciação da savana sudanesa, quando não existiam as palavras,tudo era um vazio, vivendo da vida do ser. Então, alguns começaram a criar as coisas e dar nomes a essas coisas. A semelhança para as duas explicações para a origem do mundo, embora formuladas em épocas diferentes por sociedades bem diversas, associam a palavra - a linguagem verbal- ao “poder mágico de criar” [...] (pg.11).
“(...) Embora formuladas em épocas remotas por sociedades bem diversas,associam a palavra- a linguagem verbal- ao poder mágico de criar.” (pg.11)
“Linguagem verbal é, então, a materia do pensamento e o veículo da comunicação social.” (pg.11)
“Não há sociedade sem linguagem; não sociedade sem comunicação (...) Tudo que se produz em sociedade, para se comunicado, e, como tal, constitui uma realidade material que se relaciona com o que lhe é exterior, com o queexiste independentemente da linguagem. Ou seja, “a linguagem é relativamente autônoma (...)” (pg.11).
“Foram razões religiosas que levaram os hindus a estudar sua língua, para que os textos sagrados reunidos do veda não sofressem modificações no momento de ser proferidos. (...)” (pg.12)
Para os gregos, “tentavam responder à pergunta: haverá uma relação necessária entre palavra e o seu significado”?(pg. 12)
Os Latinos “dedicou-se à gramática, esforçando-se por defini-la como ciência e como arte.” (pg.12)
“Na Idade Média os modistas consideraram que a estrutura gramatical das línguas é uma e universal, e que, em consequência, as regras da gramática são independentes das línguas em que se realizam. (...)” (pg.12)
As preocupações, nos séculos XVI e XVIII, dão continuidades dos antigos.“AGramaire Générale et Raissonée de Port Royal, ou Gramática de Port Royal, de Lancelot e Arnaud, demonstra que a linguagem se funda na razão, é a imagem do pensamento e que, portanto, os princípios de análise estabelecidos não se prendem a uma língua particular, mas servem a toda e qualquer língua.” (pg.12)
No século XIX desenvolve “um método histórico, instrumento importante para o florescimentodas gramaticas comparadas e da Linguística Histórica.” (...) (pg.12)
“O pensamento linguístico contemporâneo, formou-se a partir dos princípios metodológicos elaborados nessa época, que preconizavam a análise dos fatos observados. O estudo comparado das línguas vai evidenciar o fato de que as línguas se transformam com o tempo, independentemente da vontade dos homens, seguindo uma necessidadeprópria da língua e manifestando-se de forma regular. (...)” (pg.12)
“Franz Bopp destaca-se no “sistema de conjugação do sânscrito, comparado ao grego, ao latim, ao persa e ao germânico que, é considerada o marco do surgimento da Linguística Histórica. Que existe entre elas uma relação de parentesco, que elas constituem, portanto, uma família , a indo-européia.” (pg.12 e 13)
Alguns estudiososcompararam “as mudanças observadas nos textos escritos que, poderiam ser explicadas por mudanças na língua falada correspondente. A Linguística moderna, embora também se ocupe da expressão escrita, considera a prioridade do estudo da língua falada como um de seus princípios fundamentais.” (...) (pg.13)
“No século XX, Ferdinand Saussure investiga “a linguagem- a Linguística- passa a ser reconhecidacomo estudo científico”.” “que se expressa no caráter científico dos novos estudos linguísticos.” (pg.13)
“O método científico supõe que a observação dos fatos seja anterior ao estabelecimento de uma hipótese. (...) (pg.13) “O trabalho científico consiste em observar e descrever os fatos a partir de determinados pressupostos teóricos formulados pela Linguísticas.” (pg.13)
O que é linguagem?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é linguística?
  • Linguistica
  • linguistica
  • Linguistica
  • Linguistica
  • Linguística
  • Linguistica
  • linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!