Linguística

Páginas: 4 (833 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

QUESTÃO 01 (VALOR 1,5) - Explique e exemplifique como podem ser percebidos os seguintes aspectos, seja breve e evite fazer cópia do módulo ou de qualquer outrafonte:
a) as propriedades da língua:
* Oralidade – Diz respeito a prioridade da língua da verbalidade. Ex: quando uma mulher vê algo que lhe chamou a atenção e deseja comunicar ao seu marido.

*Gramaticalidade – É quando possibilita alguém compreender outro que compartilhe das mesmas correlações entre significados e sequências de sons.

* Arbitrariedade – Fala sobre a relação nãoobrigatória e casual entre um conceito e o termo que o designa.

b) as dicotomias saussurianas:
* língua e fala: a língua se opõe a fala, sendo que a língua é coletiva e a fala é individual. A falaé a forma como um indivíduo utiliza a língua. Ex: Em algumas partes do nosso país as pessoas pronunciam mulé ao invés de mulher.

* significante e significado:
QUESTÃO 02 (VALOR 2,0) - A línguaportuguesa pode ser abordada de forma descritiva ou normativa. Exemplifique essas abordagens. Para isso, selecione um livro didático de qualquer série e retire dele os exemplos. Pode ser uma definiçãoou um enunciado. Fique atento ao fazer a distinção. Não se esqueça de indicar a fonte de onde você retirou os exemplos (autor, nome do livro, série, cidade, editora, ano de publicação e página).NORMATIVA - Essa é a mais conhecida pela população. A gramática normativa é a que impõe as regras para o bom funcionamento da língua falada e escrita, além de ser a ensinada nas escolas. Entende-se,neste tipo de gramática, que a língua deve ser utilizada de forma correta, em qualquer situação de fala e escrita, ignorando as variações que, inevitavelmente, existem no português.
EX: numa entrevistade emprego. Em contramão, quando o falante estiver conversando com os amigos ele não deverá usar uma língua formal, pois o ambiente não é propício para essa linguagem. A gramática normativa é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é linguística?
  • Linguistica
  • linguistica
  • Linguistica
  • Linguistica
  • Linguística
  • Linguistica
  • linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!