Linguística Aplicada

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2015
Atividade Avaliativa de Linguística Aplicada.
1) Defina Linguística Aplicada.
A Linguística Aplicada é um campo de ciência muito complexo e não podemos relacioná-lo apenas a área educacional deLE e LM, como nos assevera Moita Lopes ( 2008, p. 18):
A compreensão de que a LA não é aplicação de linguística é agora um truísmo para aqueles que atuam no campo ( cf. WIDDOWSON, 1979; CAVALCANTI,1986; MOITA LOPES, 1996; KLEIMAN, 1998). Tendo começado sob a visão de que seu objetivo seria aplicar teorias linguísticas( veja, por exemplo, o livro desbravador de CORDER, 1973), principalmente, aoensino de línguas, a LA já fez a crítica a essa formulação reducionista e uunidirecional de que as teorias linguísticas forneceriam a solução para os problemas relativos à linguagem com que se defrontamprofessores e alunos em sala de aula. [...] Como é possível pensar que teorias linguísticas independentemente das convicções dos teóricos, poderia apresentar respostas para a problemática deensinar/aprender línguas em sala de aula?
Por muito tempo, houve o consenso de que a Linguística Aplicada tinha a função de aplicar as teorias linguísticas no ensino de línguas e com isso solucionarproblemas de linguagem. Entretanto, a ciência desenvolveu -se muito desde sua criação, e agora não podemos nos posicionar diante da LA com um olhar tão superficial e restritivo. Assim, de acordo com MoitaLopes( 2008, p. 18), se torna inconcebível pensarmos que as teorias linguísticas solucionariam todos os problemas linguísticos de ensino, já que as teorias possuem teóricos e linhas variadas, então, nãoé possível que consigam resolver a infinidade de problemas inseridos da diversidade das salas de aulas.
Além disso, a LA é uma área de intensa pesquisa, de modo que, ela alcança outros domínios (Tradução, contribui com ciências afins como: psicologia, pedagogia, entre outras), que vai além de atuação docente. Outra característica da LA que não podemos esquecer é sua interdisciplinaridade, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguistica aplicada
  • Linguistica aplicada
  • Línguistica Aplicada
  • Linguistica aplicada
  • Linguística aplicada
  • linguistica aplicada
  • Lingüística Aplicada
  • Linguística aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!