LINGIUSTICA TRABALHO

1121 palavras 5 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA
PAULISTA

FESB

Monica Aparecida Bernardo 2014524

RESUMO

MOTIVAÇÕES PRAGMÁTICAS

LETRAS FESB

MOTIVAÇÕES PRAGMÁTICAS
Sendo a comunicação o principal caminho para viver em sociedade, podemos concluir que linguagem e sociedade relacionam-se intimamente, de modo que uma não existe sem a outra. Considerando que a função principal da linguagem é de fato comunicação interativa dos interlocutores, a pragmática desenvolve estudos sobre as implicaturas ou implícitos em alguns gêneros textuais isto acontece com freqüência em coluna de jornais, textos publicitários e tirinhas.
A ideia é que os alunos possam adquirir a capacidade de identificar e compreender os sentidos implícitos, ou seja, compreender a fala quando vai além do que foi dito.
De acordo com Fiorin, o ponto de partida da Pragmática foram os trabalhos dos filósofos da linguagem John Austin e Paul Grice. O primeiro defende a ideia de que a linguagem não tem função descritiva, mas sim uma função de agir, já que ao falar, o homem realiza atos. Grice mostra que a linguagem natural comunica, mais do que aquilo que se significa num enunciado, pois, quando se fala comunicam-se também conteúdos implícitos.
A Pragmática é o estudo da relação entre a estrutura da linguagem e seu uso porém é de suma importância estudar o uso, porque na troca verbal comunicamos muitos mais do que as palavras significam.
Foi a partir do século XX, depois da publicação do curso de linguística geral, de Ferdinand de Saussure, podemos afirmar que as pesquisas lingüísticas se dividem em dois pólos.

Relacionados