Linfoma Cut neo de c lulas T

1160 palavras 5 páginas
Linfoma Cutâneo de células T - CTCL
O linfoma cutâneo de células T pertence a um grupo de linfomas que atinge os linfócitos T provocando alterações em vários estágios da diferenciação celular, manifestando-se como infiltração maligna da pele. Os mais bem caracterizados desses transtornos são: Micose fungóide, Síndrome De Sézary, Papulose linfomatóide e Linfoma anaplásico cutâneo primário.
De forma habitual se desenvolve lentamente em períodos que podem durar vários anos. Durante as etapas iniciais o paciente pode sentir coceira e apresentar áreas escuras e secas na pele.

À medida que a doença progride podem aparecer tumores na pele, o que se denomina micose fungóide.

Quanto maior a área cutânea afetada pela enfermidade, maior é a possibilidade de que a pele seja infectada. A enfermidade pode se disseminar para os nódulos linfáticos e a outros órgãos do corpo, como baço, pulmões e fígado. Quando um número elevado de células tumorais é encontrado nos linfonodos, essa condição é denominada de Síndrome de Sézary.

A erupção cutânea recorrente com características malignas com infiltração de células atípicas grandes circundadas por células inflamatórias se conhece como papulose linfomatóide, em alguns casos progride para condições linfomatosas incluindo micose fungóide, doença de Hodgkin ou linfoma cutâneo de célula T.
O linfoma anaplásico cutâneo é raro em adultos, entretanto o prognóstico geralmente é muito bom. As lesões de pele podem ser localizadas ou, menos frequentemente, multifocais.
O paciente que apresenta sintomas de linfoma cutâneo deve consultar um médico para a realização de uma biópsia.
Uma vez detectado o linfoma cutâneo de células T, será necessário realizar alguns exames complementares para determinar o estadiamento da doença (se as células cancerígenas já foram disseminadas para outras regiões do corpo). O estadiamento da doença para todos os pacientes portadores de câncer é necessário devido a que o planejamento do tratamento está baseado nessa

Relacionados

  • HEMATOLOGIA RESUMO MED
    34322 palavras | 138 páginas
  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas