Limpideos

1456 palavras 6 páginas
LIPÍDEOS

Profa. Ana Carolina Azevedo
Mestre em Ciências

Lipídeos
Os lípideos são biomoléculas orgânicas insolúveis em água.
Os lipídeos possuem várias funções biológicas importantes:
- São componentes estruturais das membranas das células e das organelas; -

Atuam

como

formas

de

armazenamento

e

transporte

de

combustível metabólico;
- Servem como uma película protetora sobre a superfície de muitos organismos; Servem como componentes da superfície celular incumbidos do reconhecimento de células, da especificidade das espécies e da imunidade dos tecidos.
- Algumas substâncias classificadas entre os lipídeos possuem intensa atividade biológica; elas incluem algumas das vitaminas e hormônios. Os seres vivos possuem uma linhagem celular específica os adipócitos, organizados na forma de um panículo adiposo contido no tecido celular subcutâneo - para armazenar os excedentes calóricos da dieta sob forma de gordura.
O panículo adiposo, que corresponde a 20% do peso de um homem e 25% do peso de uma mulher, forma um coxim gorduroso que protege órgãos e o corpo contra impactos, fornece isolamento térmico e modela o corpo de acordo com o padrão hormonal masculino ou feminino. Classificação
Os lipídeos podem ser classificados de acordo com as estruturas de seus esqueletos.
-Os lipídeos complexos, que contém ácidos graxos como componentes, incluem os acilgliceróis, os fosfoglicídeos, os esfingolipídeos e as ceras, diferem na estrutura dos esqueletos aos quais os ácidos graxos estão ligados. Eles são denominados também lipídeos saponificáveis, uma vez que produzem sabões por hidrólise alcalina.
-Os lipídeos simples não contém ácidos graxos e não são saponificáveis e incluem os terpenos e os esteróides.

Classificação
Os lipídeos podem ser classificados de acordo com as estruturas de seus esqueletos.
-Os lipídeos complexos, que contém ácidos graxos como componentes, incluem os acilgliceróis,
os

Relacionados