Limites e possibilidades da razão moderna – ciência

Páginas: 3 (720 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE

ALUNO: PEDRO CENDRON

DISCIPLINA: HISTÓRIA E BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA


TÍTULO

Limites e possibilidades da razão moderna – ciência


Muitoantes de Pitágoras de Samos criar a palavra filosofia, no Século VI antes de Cristo, o homem já filosofava. O primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia foi Tales de Mileto, que nasceu no SéculoVII antes de Cristo e que morreu na mesma época em que nascia Pitágoras de Samos. E quem sabe antes de termos notícia, o quanto já filosofávamos? É natural que assim fosse, faz parte da natureza humanadesejar o conhecimento, saber a verdade, entender a essência das coisas.
E na busca incansável pelo conhecimento, a filosofia percorreu vinte e quatro séculos, desde a cosmologia dos pré-socráticosaté o Grande Racionalismo Clássico de Descartes e Locke, para chegar à convicção de que a razão humana é capaz de conhecer a origem, as causas e os efeitos das paixões e das emoções. Mais do queisso, a razão humana pode através da vontade orientada pelo intelecto, dominar e governar as paixões e as emoções, resultando em uma vida ética totalmente racional. Através dessas conclusões o homemencontrou a chave para a conquista da liberdade e da felicidade social e política.
Nesse momento torna-se imperiosa a pergunta: Conseguiu o homem, através da razão, dominar e governar as paixões e asemoções, como entendiam os filósofos modernos ?
Ao assistirmos ao documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos” de Marcelo Masagão, adquirimos a certeza de que a resposta é não. Ao menosaté o presente momento. Através das imagens apresentadas no filme, fica bastante claro que, passados mais de dois séculos, o homem ainda não logrou suplantar as paixões e as emoções através da razão comoentendiam possível os filósofos modernos.
No documentário de 72 minutos o diretor/produtor nos traz um resumo do Século XX através de imagens em preto e branco e uma bela trilha sonora de Win...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fé e razão: limites e possibilidades
  • Razão e Experiência. As bases da ciência moderna.
  • Resumo análise dos experimentos no livro didático de ciências: possibilidades e limites
  • Razão e Ciência
  • EDUCAÇÃO E RACIONALIDADE: POSSIBILIDADE E LIMITES.
  • Inclusão Social: limites e possibilidades
  • Rse limites possibilidades e expectativas
  • POSSIBILIDADES E LIMITES DO ATIVISMO JUDICIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!