Limites e possibilidades da atuação profissional em relação a política da criança e do adolescente

Páginas: 8 (1927 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................

2DESENVOLVIMENTO...............................................................................................

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................

4REFERÊNCIAS.........................................................................................................

INTRODUÇÃO

O surgimento do Serviço Social tem quase 90 anos. Nesse período de tempo, o Assistente Social enfrentou grandes problemas como guerras civis, ditadura e grandes deficiências que atingem a sociedade atual como fome, pobreza, desigualdade social, violência, entre outros.
Ao analisarproblemas atuais, verifica-se que um dos problemas sociais que atingem a sociedade brasileira e mundial e causa impacto por todo planeta é o assunto Infância e Juventude. Crianças e Adolescentes vivem em constante divisão de mundo com adultos, tornando assim, membros frágeis e vulneráveis da sociedade onde se deixam dominar pelo mundo da violência, trabalho infantil, prostituição, desprezo,analfabetismo, etc. Notando-se que o trabalho do Assistente Social consiste em programar políticas sociais e executar planos que protejam a sociedade, qual o esforço realizado pelos Assistentes Sociais e instituições públicas e privadas juntamente com o governo para erradicar todos essas controvérsias no mundo dos jovens?
Visando a resposta da pergunta e buscando demonstrar o apoio que é oferecido aosAssistentes Sociais e as crianças, o texto a seguir irá relatar quais instituições abrem espaço para o Assistente Social, o trabalho realizado, ações realizadas pelo governo e legislações para tornar o trabalho do Assistente Social mais viável.
A reflexão sobre as estratégias de intervenção para o profissional, inserido nesses diversos espaços de trabalho devem estar em acordo com opressuposto do projeto profissional e concomitantemente, com a disponibilidade para a construção do novo.
O exercício profissional em Serviço Social deve então constituir-se em elemento de discussão para os próprios profissionais, já que as práticas cotidianas estão relacionadas à leitura que o mesmo faz da realidade onde está inserido e, ao mesmo tempo, essa prática tem que ir além, superando-se aintervenção simplesmente pontual e construindo-se a práxis, a ação transformadora.
O profissional de serviço social trabalha na e sobre a realidade. Portanto precisa investigá-la em compreendê-la para intervir com qualidade, Para isso apropria-se de Planejamento Social a fim de lhe instrumentalizar o processo decisório para a ação.

DESENVOLVIMENTO

As políticas voltadas acrianças e ao adolescente no Brasil tiveram, ao longo da história, várias reformulações até considerar, de fato, a criança e o adolescente enquanto sujeitos de direito com proteção integral, como posto no Estatuto da Criança e do Adolescente. No entanto, diante na realidade que se vive na conjuntura atual, nota-se que as políticas que conduzem a efetivação dos direitos deste seguimento da sociedade nãocorrespondem e nem respaldam o que está posto em lei, ou seja, os direitos das crianças e dos adolescentes não são respeitados, pois ate hoje vivem em total abandono.

Considera-se que, para trabalhar diante de tantos entraves, o profissional deve ter em mente a realidade na qual se insere e se colocar no desafio de atuar diante de todos os empecilhos, já citados, impostos pela conjuntura.Para tanto, o profissional deve atuar segundo seu projeto ético-político na direção de uma mudança societária a favor das classes subalternas e da defesa dos direitos dessas.

Serviço social é a política de garantia de direitos de prevenção e proteção social através de serviços, benefícios e trabalho social para: prevenir/reduzir situações de risco pessoal e social, proteger pessoas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • possibilidade do assistente social na política da criança e do adolescente
  • possibilidades e limites na atuacao do asssitente social no creas de dom expedito lopes frente a violencia sexual...
  • POSSIBILIDADES E LIMITES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO PROGRAMA DE OBESIDADE MÓRBIDA DO HOSPITAL OPHIR LOYOLA FACE À POLÍTICA...
  • DISCALCULIA: LIMITES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO.
  • Limites e Possibilidades para a atuação em Saúde Mental
  • Relação família escola: limites e possibilidades
  • Atuação ambulatorial do profissional de educação física no atendimento a crianças e adolescentes obesos
  • O assistente social e as politicas de atendimento à criança e adolescente as possibilidades de intervenção do...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!