Limites na educação infantil

Páginas: 8 (1908 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Palestra:

IÇAMI TIBA - LIMITE NA MEDIDA CERTA

MARIA HELENA NEMITZ ALCARAZ GOMES

Porto Alegre, 2008 www.agiape.com.br

IÇAMI TIBA

LIMITE NA MEDIDA CERTA
PSIQUIATRA TERAPEUTA FAMILIAR

PSICANALISTA

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

MARIA HELENA NEMITZ ALCARAZ GOMES

LIMITES NA MEDIDA CERTA
A palavra Limite é um vocábulo de simples compreensão, mas de difícil aplicação quando setrata das relações humanas A educação das crianças, que é regida por princípios de limite, não é uma função Natural As crianças sempre procurarão extrapolar os limites introduzidos no ambiente em que estão inseridas pelo simples fato da função de exploração ser inerente ao ser humano. Poderíamos até concluir dizendo que superar limites é uma forma de crescimento,

Limites na medida certa
• háuma transformação generalizada em todas as formas de organizações humanas nos últimos cem anos. Os modelos que "reinaram" neste período estão em transformação gerando esta falsa impressão de ausência de limites. • os modelos de relações familiares (pai, mãe e filhos) não são os mesmos, porque temos na sociedade novas formas de núcleo familiar: mãe e filho(s) sem a presença do pai por opção;separações e recasamentos, etc.

LIMITES NA MEDIDA CERTA
• Os pais contemporâneos perderam suas referências educativas, pois o que eles viveram quando crianças não serve mais, e ainda não adquiriram novos recursos para educar estas “criancinhas” tão independentes, cheias de argumentos, alta prontidão nas respostas e reivindicadoras com fortes enfrentamentos.

LIMITE NA MEDIDA CERTA
A maioria doscomportamentos infantis é aprendida por meio da imitação, da experimentação e da invenção. É preciso lembrar que uma criança, quando faz algo pela primeira vez, sempre olha em volta para ver se agradou alguém. Se agradou, repete o comportamento. A primeira geração educou seus filhos de maneira patriarcal, com autoridade vertical: A base era obrigada a cumprir tudo o que o ápice determinava. Com isso,a segunda geração foi massacrada pelo autoritarismo dos pais, e decidiu refutar tal sistema educacional na educação dos próprios filhos.

LIMITE NA MEDIDA CERTA
Certas áreas da psicologia contribuíram muito para isso ao divulgar frases como: “Não reprima seu filho”; “Seja amigo de seus filhos”; “Liberdade sem medo”. Boa parte dos adultos quis aderir ao modelo horizontal, em que pais e filhostêm os mesmos direitos, evitando neuroticamente o uso da autoridade por confundi-la com autoritarismo. Esses jovens ficaram sem noção de padrões de comportamento e limites, formando uma geração de “príncipes e princesas” com mais direitos que deveres, mais liberdade que responsabilidades, mais “receber” que “dar” ou “retribuir”. Tais “príncipes domésticos” querem ser também “príncipes sociais”,mas acabam frustrados, pois as regras da sociedade são outras

LIMITE NA MEDIDA CERTA
Como diz Suzana Herculano-Houzel, os comportamentos dos adolescentes vêm de cérebros adolescentes, que estão amadurecendo. O educador poderia ocasionalmente “emprestar” seu córtex órbito-frontal - regulador do comportamento social - amadurecido e experiente ao seu educando, pois o dele ainda está em formação.Porém, “emprestar” não é “substituir”.

Criando tiranos
Se um dos pais: Contrariar sempre o seu cônjuge para estar a favor das crianças. Usar ou agradar seus filhos para agredir o seu cônjuge. Fizer pacto ativo (cúmplice) ou passivo (conivente pelo silêncio) com as transgressões dos filhos sem o conhecimento do seu cônjuge.

Limites: ontem e hoje
No passado, o limite era castrador, e ocastigo, corporal. Mesmo que o pai estivesse sem fazer nada, os filhos não podiam aproximar. “Seu pai precisa descansar porque trabalhou”, da a defensora ferrenha dessa condição, sua esposa. Ou tão: “Não sobrecarregue seu pai com essas coisas”. Muitos pedidos dirigidos ao pai não eram verdadeiramente necessidades, mas vontade de conviver com ele.

Geração dos exhippies
A geração dos hippies...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Limites na educação infantil
  • Limites na educação infantil
  • INDISCIPLINA E LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Limite na educação infantil
  • UM ESTUDO SOBRE LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A falta de limites de crianças da educação infantil
  • Limites e (in) disciplina na educação infantil na escola horizontes
  • Comportamento Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!