LIMITES AO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

Páginas: 18 (4472 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
Metodologia Científica






Recursos Hídricos






20/09/13









LIMITES AO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, IMPOSTOS PELA ESCASSEZ DE ÁGUA.



RESUMO
A Região Metropolitana de Curitiba - RMC está localizada próxima às cabeceiras da Bacia do Iguaçu, na Serra do Mar, que é o seu principal manancial de abastecimento e, portanto adisponibilidade de água de boa qualidade representa um dos importantes fatores de limitação do desenvolvimento da região. Para avaliar os limites definidos pela disponibilidade de água, foram comparados diferentes projeções de demanda, com cenários de disponibilidade hídrica, decorrentes dos usos dados às bacias destes mananciais, para os próximos 50 anos. No cenário que considera que praticamente toda adisponibilidade hídrica das condições de 1.992 ficará preservada até o ano 2.050, seriam aproximadamente 100 % da disponibilidade total para a projeção de população máxima e 83% para a população mínima. No cenário de manutenção da disponibilidade hídrica atual, os mananciais disponíveis serão suficientes até o ano 2050 para o crescimento mínimo e até 2040 para o crescimento máximo. Em condições deausência de programas efetivos de conservação, os mananciais indicados estariam esgotados entre os anos de 2.030 e 2.035 para o máximo crescimento, e entre 2.035 e 2.040 para as projeções de mínimo crescimento populacional. Deverá ser revisado o Plano Diretor de Mananciais para orientar não somente o plano de obras de captações, mas também para ser utilizado como base para negociação da revisãodos Planos Diretores Municipais dos municípios da RMC, de forma a definir critérios ambientais para o uso urbano, agrícola e industrial destas áreas.
PALAVRAS-CHAVE: Mananciais, disponibilidade hídrica, degradação hídrica, gestão de bacias, gestão de recursos hídricos.

INTRODUÇÃO
Há cinquenta anos o homem ainda atônito com a catastrófica apresentação da energia nuclear, ainda não conhecia ovídeo cassete, a TV a cores, o gravador, o toca fitas, o computador, a internet. Ainda não sabia que teríamos uma revolução na produção e que os temas ambientais ganhariam importância mundial. Estava ainda otimista com as perspectivas da automação, sem perceber as ameaças do desemprego.
A escassez da água que era considerada no passado recente como uma hipótese restrita a regiões áridas, assumeuma importância estratégica em todas as regiões do mundo. A compreensão da água como recurso natural renovável mais limitado foi condensada recentemente. No contexto atual os recursos hídricos começam a ser entendidos como sinônimo de oportunidade de desenvolvimento, e que muito provavelmente será o grande limitador do crescimento humano. Um amplo programa de pesquisa está iniciando através daexecução do Plano Integrado de Gerenciamento de Mananciais, projeto desenvolvido com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos através do PADCT III, cujo objetivo é o de criar instrumentos para a melhoria e/ou conservação dos mananciais de abastecimento.
Este trabalho estuda cenários futuros, que fazem parte do campo do desconhecido. Qualquer previsão está sujeita a erros, pois dificilmentepodemos avaliar os resultados do potencial criativo do ser humano. Desta forma apresentamos os potenciais comparados com demandas de diferentes cenários, como forma de embasar tecnicamente decisões políticas da mais alta relevância. Este estudo não pretende definir nem julgar os usos que estão previstos sobre as áreas de mananciais, mas sim avaliar as consequências de diferentes cenários de usos dosmananciais, ao desenvolvimento da RMC.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os recursos hídricos estão sendo comprometidos pela degradação urbana, industrial e agrícola e por desequilíbrios ambientais resultantes do desmatamento e uso indevido do solo. A cada dia cresce a disputa entre os setores da agricultura, indústria e abastecimento humano, que tradicionalmente competem pelo uso da água, gerando sérios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a regiao metropolitana de curitiba
  • Região Metropolitana de Curitiba
  • COLÔNIAS IMIGRANTES DA RMC
  • Agricultores familiares agroecológicos da região Metropolitana de Curitiba: (cadeia produtiva de...
  • A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO PARANÁ: O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE...
  • Analise do grau de implementação da manufatura enxuta nas empresas de curitiba e região metropolitana
  • Região metropolitana
  • Região Metropolitana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!