LIMITADORES DE TENSÃO COM DIODOS

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2013




Coordenação de Engenharia
Elétrica



Laboratório de Eletrônica Analógica I




EXPERIÊNCIA Nº02- LIMITADORES DE TENSÃO COM DIODOS



















Sorocaba / SP
Data: 23/08/2013
2.1 Objetivo

Familiarizar-se com circuitos limitadores de tensão, obtendo a curva característica transferência desses circuitos e verificar a forma de onda da tensão de saídaproduzida por esses circuitos.

2.2 Introdução

2.2.1 Circuitos limitadores
Circuitos limitadores ou também chamados de circuitos ceifadores de tensão são circuitos com diodos e outros dispositivos que limitam a tensão em um valor máximo pré-estabelecido.
Neste experimento foi ensaiados dois circuitos limitadores para obtenção da característica de transferência VoxVi e a partir dessacaracterística a forma de onda da tensão de saída para uma entrada conhecida.

2.2.2 Análise do circuito
A figura abaixo mostra um circuito limitador positivo de tensão:


Considerando o diodo como ideal, se a tensão aplicada à entrada é negativa, o diodo estará reversamente polarizado, funcionando como uma chave aberta. A tensão de saída Vo nessa condição será igual à tensão de entrada Vi.
Se atensão de entrada Vi é positiva, menor ou igual a Vref, o diodo permanece polarizado reversamente e, portanto a tensão de saída Vo será igual a Vi .
Com a tensão de entrada Vi positiva e maior que Vref, o diodo ficará diretamente polarizado comportando-se como uma chave fechada, fazendo com que a tensão de saída Vo fique limitada ao valor de Vref.
A característica de transferência é mostrada aseguir, assim como a forma de onda da tensão de saída considerando uma tensão de entrada senoidal com Vmáx >Vref.




A figura abaixo mostra um circuito limitador negativo de tensão.

Invertendo a polaridade da tensão da fonte Vref, se a tensão aplicada à entrada é positiva ou zero, o diodo permanecerá diretamente polarizado, funcionando como uma chave fechada. A tensão de saída Vo nessacondição será igual à tensão da fonte Vref.
Se a tensão de entrada Vi é negativa menor ou igual a Vref, o diodo permanece polarizado diretamente, portanto a tensão de saída Vo é igual a Vref.
Com a tensão de entrada Vi negativa e maior que Vref, o diodo ficará reversamente polarizado comportando-se como uma chave aberta, fazendo com que a tensão de saída Vo seja igual a Vi.
A característica detransferência é mostrada a seguir, assim como a forma de onda da tensão de saída considerando uma tensão de entrada senoidal com Vmáx >Vref.


2.3 Materiais
1 multilab.
1 osciloscópio de dois canais.
2 pontas de prova.
1 placa experimental nº1.
4 cabos de ligação banana-bananinha.

2.4 Procedimentos Experimentais
Foi montado o circuito descrito a seguir no multilab, conectando os pontos emJ3, a fonte CC ajustável, ajustada em 5 volts.

Após, através de cabos de ligação liguei os pontos de entrada J1 e J2 à fonte CA ajustável, ajustada em 10 volts eficazes (RMS), assim, Vmax = 14,14 V. Assim, com o tempo do osciloscópio desligado, conectei as pontas de prova x ao ponto J1 e a ponta de prova y ao ponto J5. A garra de referência do osciloscópio foi ligada ao ponto J7, podendoassim, obter a característica de transferência do circuito descrito em Dados obtidos.
Liguei o tempo do osciloscópio, observei e copiei a forma de onda do sinal de entrada e saída (forma de onde descrito em Dados obtidos).
Em seguida, foi invertida a polaridade da fonte de tensão CC no multilab e com o tempo do osciloscópio desligado, foram conectadas as pontas de prova x ao ponto J1 e a ponta deprova y ao ponto J5 e a garra de referência do osciloscópio ligada ao ponto J7. Obtive novamente a característica de transferência do circuito, descrita também em Dados obtidos.
Liguei o tempo do osciloscópio, i e copie a forma de onda do sinal de entrada e saída.

2.4 Comparativos Teóricos e Práticos

2.4.1 Dados obtidos

Gráfico 1 – Gráfico de Ventrada(v) x Vsaída(v) do circuito comum...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Limitadores de tensão
  • Diodo limitadores e grampeadores
  • Circuitos limitadores de tensão
  • limitador negativo usando diodo
  • Circuito Multiplicador de Tensão com Diodos
  • Relatório regulador de tensão com diodo zener
  • Relatório de aula prática Retificador de diodo em ponte e Regulador de tensão.
  • Díodos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!