Limabarreto 130526195607 Phpapp01

2669 palavras 11 páginas
LIMA BARRETO

Lima Barreto e a sua biografia  A biografia de Lima Barreto explica o terreno ideológico de sua obra: a origem humilde, a cor, a vida penosa de jornalista pobre e de pobre funcionário público, aliadas à viva consciência da própria situação social, motivaram seu socialismo emotivo nas raízes e nas análises.

Lima Barreto e suas contradições ideológicas:
 Foi um escritor do seu tempo e de sua terra. Anotou, registrou, fixou asperamente quase todos os acontecimentos da República. Entretanto, o destruidor de tabus detestava algumas formas típicas de modernização que o Rio de Janeiro conheceu nas primeiras décadas do século XX: o cinema, o futebol, o arranha-céu e, o que parece mais grave, a própria ascensão profissional da mulher!

Lima Barreto e suas contradições ideológicas:
 Chegava, às vezes, a confrontar o sistema republicano desfavoravelmente com o regime monárquico no Brasil.
 Origens de suas contradições ideológicas:
 A origem suburbana;
 O instinto de defesa étnica;
 Ojeriza pelos homens e pelos processos da República
Velha (oligarquia escravocrata).

O cronista do Rio de Janeiro
 Rompendo com as convenções literárias de sua época, buscou revelar sobretudo a tristeza dos subúrbios e sua gente humilde: funcionários públicos aposentados, jornalistas pobretões, tocadores de violão, raparigas sonhadoras, etc. Impregna sua obra de uma justa preocupação com os fatos históricos e com os costumes sociais, tornando-se uma espécie de cronista apaixonado da antiga capital federal.

Denúncia social e caricatura  O caráter de denúncia social dos textos de Lima
Barreto tem originalidade: ele vê o mundo com o olhar dos “derrotados”, dos injustiçados, dos que são feridos pelo preconceito. O preconceito de cor, especialmente, é o motivo central de sua indignação.
Conhecedor da estrutura discriminatória da sociedade brasileira sentiu, muitas vezes, a rejeição aberta ou sutil. Por essa razão protesta com veemência (Ex.: Clara dos Anjos + Recordações

Relacionados