lilith

Páginas: 12 (2964 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
Lilith
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

r
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o mito hebraico. Para outros significados, veja Lilith (desambiguação).
Lilith, em gravura de John Collier (1892).
Estátua babilônica em terracota atribuída a Lilite de 1.500-2000a.C
Lilite como serpente em pintura de Michelangelo em 1510 d.C

Lilite ( comumente o anglicanismo Lilith) (emhebraico: לילית) é um demônio feminino da mitologia Babilônica que habitava o inferno, acredita-se também que Lilith foi o primeiro demônio criado por Lúcifer. Esta é referida em diversos textos antigos sendo o mais notável o Antigo Testamento.

Lilith é também referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente quelevou Eva a comer o fruto proibido. Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do Século VII, sendo que nunca antes havido existido esta conexão a Adão e Eva nem tão pouco à Criação1 .

Mais recentemente, esta história tem sido cada vez mais adotada sendo até discutida se é ou não contada na Bíblia.Porém, além da passagem referida abaixo, esta não é mais referida.

Índice

1 Na Bíblia
1.1 Divergência de interpretação
2 Alfabeto de Ben-Sira
3 Mitologia Suméria
4 Mitologia Mesopotâmica
5 Mitologia Hebraica
6 Mitologia grega
7 lilite, a mulher como símbolo do mal
8 Era contemporânea
9 Referências
10 Ver também
11 Ligaçõesexternas

Na Bíblia
Lilite como a serpente em pintura de Rafael Sanzio em 1508 d.C
Lilite como serpente na fachada da Catedral de Notre-Dame de Paris (1163 d.C)

No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse:"Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".2

É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilite e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dosmeus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." [carece de fontes] podemos verificar na expressão de Adão "...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma alturade Adão. Em algumas traduções o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa. Vemos também o nome Lilite em outros livros apócrifos [carece de fontes].
Divergência de interpretação

Esta é uma interpretação sobre os fatos narrados no Livro de Gênesis para sustentar a ideia também descrita no alfabetode Ben-Sira, porém, como podemos observar lendo todo o capítulo 1 e 2, estas afirmações acima não se sustentam. Em Gênesis 1 temos os detalhes da criação do mundo a partir das trevas e das águas (sendo no sexto dia a criação do homem e da mulher) e no capítulo 2 de Gênesis temos uma outra narração partindo da terra. São dois eventos diferentes, sendo que o segundo foi escrito no tempo de Salomãoe o primeiro, muito depois, no Exílio da Babilônia.

Observe que o primeiro versículo de Gênesis capítulo 2 simplesmente temos a conclusão dos últimos versículos do capítulo 1 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto." - Gênesis 1:31 "Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história de lilith
  • RELAÇÃO ENTRE LILITH EVA E MARIA
  • TCC Apropriacoes do Mito Lilith
  • Lilith, primeira mulher de adão
  • LILITH E O ARQUÉTIPO DO FEMININO CONTEMPORÂNEO
  • Lilith a Rainha da Noite
  • Pré-projeto mestrado "Liliths e Evas entre Adões"
  • Analisando "lady lilith", de dante gabriel rossetti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!