Lilith

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
 CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HERMANN HERING – CEDUP
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: JAIRO DEMM JUNKES
TURMA: ADMEM - 104
ALUNOS: Luiza Melo
TEMA: Lilith – O Mito Demonizado



















Setembro/2012

Lilith

Lilith surgiu da cultura popular dos hebreus medievais em que dizia que Lilith foi à primeira mulher de Adão. Mas ela não queriase submeter a ele estando sempre a baixo, tanto nas relações sexuais, quanto em suas relações em geral. Por este motivo Lilith teria se rebelado e fugido para obter sua liberdade e ser tratada com igualdade. Ao fugir Deus mandou três Anjos para fazê-la se arrepender de ter feito o que fez e com isso Deus a ameaçou dizendo “Se ela concordar em voltar, o que foi feito é bom. Se não, ela deverápermitir que uma centena de seus filhos morresse a cada dia.” Mesmo com a ameaça Lilith se negou a voltar ao Jardim do Éden e a partir deste momento começou a viver com as criaturas noturnas se tornando um demônio.
Ela teria por ódio vindo em forma de cobra ao Paraíso e tentado Eva a comer a maçã proibida.
Lilith também teria feito uma geração de demônios e criado os primeiros vampiros que não sealimentavam somente de sangue mais do prazer obtido em relações sexuais entre seres humanos. Estes demônios, porém e vinham muitas vezes em forma de espíritos malignos.
Mesmo com a negação da Bíblia de que Lilith teria sido a primeira mulher, e que teria sido criada junto com Adão, vemos alguns trechos em que alguns trechos Bíblicos fazem uma contradição a esta afirmação como em Gênesis 1:27 ondediz que homem e mulher foram criados no mesmo momento:
“Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.” (Bíblia Sagrada, entre 1445 e 450 A.C.).
Em outro trecho bíblico em Isaías 34:14 onde diz:
“Nela se encontrarão cães e gatos selvagens, e os sátiros chamarão uns pelos outros; o espectro noturno frequentará esses lugares e neles encontrará o seu repouso”(Bíblia Sagrada, 45 a 90 D.C.).
Ao final do versículo aparece um asterisco onde no rodapé aparece a seguinte frase:
“Cães e gatos: os termos hebraicos são muito vagos. O espectro noturno: Lilith, demônio feminino noturno, malfazejo e sempre agitado. ’’ (Bíblia Sagrada, 45 a 90 D.C.)
Com esta frase vemos que a bíblia confirma a existência de Lilith. Mas se Lilith teria surgido juntamente com Adãono sexto dia da criação por que ela não aparece nos escritos bíblicos como a primeira mulher?

Nas religiões cristãs tenta-se ocultar a imagem revolucionaria de Lilith para que as mulheres continuem submissas como Eva. Mas não somente nas religiões cristãs é que se tem esta idéia negativa e demonizada de Lilith mas entre muitas outras culturas, e religiões que veremos a seguir, assim também comoexiste inúmeras crenças em que Lilith é vista de modo temperamental tanto bom quanto ruim.
Na mitologia suméria Lilith, sob o nome Lilitu, aparece representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas, mas por volta de 3000 A.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.C.
Na Suméria e na Babilônia ela era cultuada e identificada com osdemônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins.
Já na Mesopotâmia ela é também associada a um demônio feminino da noite. Ligada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escriturashebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como demônio.
O seu reconhecimento foi dado pela cultura hebraica, onde este povo foi preso e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada onde assim ela passou a ser vista como símbolo negativo. Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio. Assim surgem as famosas lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lilith
  • A história de lilith
  • RELAÇÃO ENTRE LILITH EVA E MARIA
  • TCC Apropriacoes do Mito Lilith
  • Lilith, primeira mulher de adão
  • LILITH E O ARQUÉTIPO DO FEMININO CONTEMPORÂNEO
  • Lilith a Rainha da Noite
  • Pré-projeto mestrado "Liliths e Evas entre Adões"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!