lijiouioeaedx

586 palavras 3 páginas
Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Cristina Torres

Excitação ótica de certas substâncias (lâmpadas fluorescentes e laser)

Juliana Azenha Louros
11º ano, turma G, nº 08
Curso TAL
Ano letivo 2013/2014
Disciplina: Físico-química
Data de entrega: 28 de novembro de 2013

Introdução

Objetivo deste trabalho prende-se em explicar em que consiste a excitação ótica de certas substâncias, lâmpadas fluorescentes e lasers.
Flourescência é a capacidade de uma substância emitir luz, quando está exposta a radiações ultravioletas e radiações raios x. Então a fluorescência é a propriedade que algumas substâncias têm, depois de serem excitadas com radiação de baixo comprimento de onda.

laser

Lâmpada fluorescente

Lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes são um tipo de lâmpadas criadas por Nikola Tesla e foram colocadas à venda em 1938. Possuem também grande eficiência por emitirem energia eletromagnética em forma de luz do que calor.

Inventor das lâmpadas fluorescentes (1856-1943)

Lâmpadas fluorescentes VS lâmpadas incandescentes

O problema das lâmpadas incandescentes é que o calor gasta muita eletricidade. Apesar do objetivo da lâmpada ser gerar luz, o calor não é luz, então toda a energia gasta para criar o calor, é desperdiçada.
A lâmpada fluorescente usa um método completamente diferente para produzir a luz. Existem elétrodos nas duas extremidades de um tubo fluorescente, e um gás que contém argónio e vapor de mercúrio localizado dentro do tubo. Uma corrente de eletrões flui pelo gás de um elétrodo para outro. Estes eletrões batem nos átomos de mercúrio, excitando-os. Conforme os átomos de mercúrio se movem do estado excitado para o estado não excitado, eles soltam fotões ultravioleta. Os fotões em questão atingem o fósforo que cobre a parte interna do tubo fluorescente, e este fósforo produz a luz visível.
A lâmpada fluorescente produz

Relacionados