lijhi

328 palavras 2 páginas
Fichamento sobre o tema:
Relação médico/ indústria farmacêutica (conflito de interesse)

TÍTULO: “A dimensão bioética dos conflitos de interesses na relação entre médico e a indústria farmacêutica ”.
REVISTA: Revista brasileira de clínica médica
DATA: 2010 AUTOR: José Marques Filho
RESUMO: Os médicos e a indústria têm em comum o interesse pelos avanços dos conhecimentos na área da saúde. Todavia, o interesse primário do médico é promover o melhor para seu paciente; enquanto a indústria visa seu próprio desenvolvimento. Tal conflito de interesses pode levar a situações que podem interferir na graduação, na educação continuada nas publicações científicas e na própria prática médica. Observando-se criteriosamente os grandes estudos publi- cados pela indústria farmacêutica, pode-se observar que as apresentações dos dados são feitas de maneira a dar evi- dências a resultados favoráveis a determinado fármaco em estudo, em detrimento de dados menos favoráveis. Um dos recursos utilizados é a maneira de apresentação dos dados.
Observando-se criteriosamente os grandes estudos publi- cados pela indústria farmacêutica, pode-se observar que as apresentações dos dados são feitas de maneira a dar evi- dências a resultados favoráveis a determinado fármaco em estudo, em detrimento de dados menos favoráveis. Um dos recursos utilizados é a maneira de apresentação dos dados.
Diversos outros métodos são utilizados, os em estudo publicado na revista Lancet sob o título de “Redundância, desagregação e a integridade da pesquisa médica”. Relatam que sua tentativa de realizar estudo de metanálise sobre os efeitos do fármaco antipsicótico Risperidona resultou em frustração e perda de tempo. Examinando dados de 20 publicações encontraram um mesmo estudo clínico publicado seis vezes por diferentes autores (redundância) sendo alguns deles publicações par- ciais de um estudo multicêntrico.

ALUNAS: Juliana Chaves de Mendonça e Cecília Amorim Mota

Relacionados