liguisticaPsicologia de um Vencido, de autoria de Augusto dos Anjos,

378 palavras 2 páginas
Leia o soneto Psicologia de um Vencido, de autoria de Augusto dos Anjos.

Observando o sentido das palavras que definem o eu lírico, o que podemos concluir sobre a visão que o eu lírico transmite dele mesmo?

Para tanto:
a. Destaque os termos que qualificam o eu lírico.
b. Qual é a relação de significação que existe entre escuridão e rutilância?
c. Como tal relação de significação ajuda a qualificar o eu lírico?
d. Descreva o cenário onde se insere o eu lírico.
e. Apresente os sentimentos que invadem o eu lírico
f. Identifique o tipo de prosódia semântica que predomina no poema

O eu lírico está em primeira pessoa demonstra um sentimento de tristeza e sofrimento a escrever, como podemos perceber nesse trecho em que é citado “sofro, desde a epigênese da infância, assim percebemos a existência de um mau de espírito e angústia, alem de que existe uma grande particularidade naquilo que escreve como se estivesse dentro daquela situação em que escreve.
A significação que existe entre escuridão e rutilância faz o paradoxo entre o claro e o escuro, como estivesse fazendo uma comparação entre o bem que será a luz e o mau que será a escuridão, isso é bem perceptível no poema e é isso que o eu lírico quer passar com esse paradoxo.
A relação de significação ajuda a qualificar o eu lírico com sentimentos íntimos de uma pessoa que tem certeza de sua morte sendo uma realidade entre a morte e a carne, mostrando rumo a lugar algum, sendo apenas a destruição da forma física, chegando a conclusão que todo homem tem seu fim.
O cenário onde o eu lírico é inserido aparentemente parece hospitalar como podemos identificar nesse trecho que fala “Profundissimamente hipocondríaco. Este ambiente me causa repugnância. Sobe-me a boca uma ânsia análoga a ânsia. Que se escapa da boca de um cardíaco”. Sendo que para o eu lírico o hospital represente o mundo.

Os sentimentos que invadem o eu lírico são a dor, repugnância, conformismo, angústia, pessimismo, materialismo,

Relacionados