liguagen e comunicação

1221 palavras 5 páginas
1 COMUNICAÇÃO
Segundo Meneghetti (2003, pg.20) “comunicação significa “tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opiniões”, ela é entendida como um processo social dinâmico, continuo e complexo [...]”, o que é essencial em uma organização, no nosso dia-a-dia, trocar informações, ideias. Harlow e Compton (1976) reforça esse significado e diz que comunicar é o

1 Comunicação
Segundo Meneghetti (2003, pg.20) “comunicação significa “tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opiniões”, ela é entendida como um processo social dinâmico, continuo e complexo [...]”, o que é essencial em uma organização, no nosso dia-a-dia, trocar informações, ideias. Harlow e Compton (1976) reforça esse significado e diz que comunicar é o ato de participar, transmitir. Ainda para Harlow e Compton, nós não vivemos sem comunicação ela é uma necessidade, presente em cada individuo.
A partir da ideia de Harlow e Compton pode-se dizer que a comunicação é uma necessidade podemos assim entender que ela já esta presente desde a existência do ser humano. Segundo Mattelart e Mattelart (2012, pg.13; 14) o século XIX viu nascer às noções da comunicação como fator de integração das sociedades humanas, e a primeira noção foi à divisão do trabalho. Podemos observar que os sistemas técnicos de comunicação surgiram através de coisas básicas como a divisão do trabalho dentro das fabricas.
Ao longo do tempo a comunicação foi cada vez mais trabalhada dentro das organizações. No dia-a-dia das organizações às vezes se vê impossível parar e pensar claramente no que se quer transmitir, Harlow e Compton (1976) dizem que depois que se decidi o que se quer transmitir se tem que pensar e estudar o problema de como a mensagem será transmitida.
A comunicação é um estimulo positivo que leva os empregados a automotivação e á motivação dos outros na busca da

Relacionados