Lighting Designers Escandinavos

1109 palavras 5 páginas
Lighting Designers Escandinavos

Merete Madsen
Merete Madsen é uma arquiteta especializada em iluminação. Tem um doutorado na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, faculdade de Arquitetura em Copenhagen, onde trabalhou como professora até 2008. Ela tem escrito vários artigos em revistas e dado palestras em universidades em todo o mundo. Tem sua própria Empresa de Consultoria em Iluminação, especializada em iluminação natural. Atualmente trabalha em Grontmij em Copenhagen, como parte de uma equipe interdisciplinar de trabalho com iluminação natural e design de iluminação.

Imagem 1 - Iluminação Dinâmica Fonte: www.luzarq.com

Conceito
A iluminação dinâmica estimula a produtividade, melhora a saúde e o bem-estar de pessoas que trabalham num espaço com limitada iluminação natural, isso segundo estudos recentes.
Numa renovação de um Open-Office de 12.000 m² em Copenhagen, Merete e sua equipe propôs a iluminação dinâmica como um dos fatores determinantes para que o projeto obtivesse sucesso.
O sistema de iluminação original permitia tal processo, pois as luminárias integravam duas lâmpadas fluorescentes cada uma. O ambiente de trabalho ficou mais próximo à realidade biológica a que nosso organismo está habituado devido a este conceito, sendo que foi construído níveis de luminosidade e temperatura de luz diferenciados ao longo do dia.
Esses estudos sobre a utilização de diferente luminosidade e temperatura indicam a importância de diferentes doses de luz azulada durante o dia. Foi desenvolvido o conceito de "céu nublado", sendo que a luz azul é introduzida de forma suave, criando assim a sensação de um céu mais ou menos coberto de nuvens ao longo do dia.

Opinião

Percebo e destaco a importância da criação desse conceito devido ao fato de que o ambiente de trabalho é muitas vezes um lugar estressante e desconfortável, sendo assim a iluminação dinâmica permite um ambiente

Relacionados

  • A LUMINÁRIA ALCACHOFRA POUL HENNINGSEN
    2944 palavras | 12 páginas
  • projeto objeto
    4601 palavras | 19 páginas
  • Livro Design Do Brasil
    61128 palavras | 245 páginas
  • Tese Ledabrandao Parte1
    68482 palavras | 274 páginas