ligações e impendancias som automotivo em análise

525 palavras 3 páginas
DICAS SOBRE IMPEDÂNCIA E LIGAÇÔES EM FALANTES
Impedãncia:
A Maioria dos alto falantes automotivos é de 2ohms, 4ohms, 2+2ohms ou 4+4ohms e os profissionais de 4 e 8ohms, sendo assim a ligação dos falantes tem que ter a mesma impedância dos amplificadores, ou seja, se o módulo possui 2 saídas de 4ohms, você tem que ter dois falantes de 4ohms, um em cada canal.

Tecnicamente, impedância é o resultado da reatância capacitiva e da reatância indutiva em um determinado circuito. De uma maneira bastante resumida, impedância pode ser definida como a resistência elétrica (medida em Ohms) de um circuito por onde passa uma corrente alternada. Em um alto-falante essa resistência varia de acordo com a freqüência (medida em Hz) dessa corrente elétrica. E é justamente porque varia conforme a freqüência que a resistência de um alto-falante chama-se impedância (e não simplesmente resistência). Também por esse motivo você nunca vai conseguir medir a impedância de um alto-falante apenas usando um multímetro.
Bobina Dupla X Bobina Simples
A Bobina dupla foi inventada para poder combinar mais ligações apenas, ela tem a mesma potência da simples (no caso do mesmo modelo de falante) e por isso NÃO TOCA MAIS, as duas são iguais quanto à potência, e em alguns casos muda-se alguns poucos parametros do falante, normalmente bobina simples tem maior sensibilidade, o que fará tocar "mais".
A Bobina dupla é dividida em 2, ou seja, tem 2 saídas, 2 pares (+) e (-) e pode ser ligada em Série ou Paralelo, já a bobina simples, pode ser ligada em série ou paralelo se combinar 2 ou mais falantes.

Ligação em paralelo:
O objetivo de se fazer uma ligação em paralelo é o de diminuir o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em paralelo menor será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em paralelo basta unir os pólos positivos com os pólos positivos e os negativos com os negativos, o valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:

Z = 1 / [ (1/z1) +

Relacionados

  • ligações e impendancias som automotivo em análise
    525 palavras | 3 páginas