Ligaçãoes anatómicas

1516 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE IGUAÇU

Graduação em Enfermagem – 3º Período

 LIGAÇÕES ATÔMICAS
 MODELAGEM MOLECULAR

Por:
Tiago Fernandes da Silva

Orientador: Prof. Ms. Renato Junior

Nova Iguaçu
Set / 2012
LIGAÇÕES ATÔMICAS
Ligações Químicas

Não incluindo os gases nobres, praticamente todos os outros elementos naturais não são encontrados isolados na natureza, isto é, de alguma maneira interagem entre si para formar Ligação química. Mesmo o ouro, a prata e o cobre, considerados metais nobres, podem ocorrer combinados com outros elementos, formando diversos compostos. Estes compostos são formados por combinações especificas de átomos de elementos diferentes, ou seja, átomos se unem para formar compostos com propriedades específicas ou moléculas.
Esta união dos átomos acontece devido ao que é chamado de ligação química,
Isto é, se quando ocorre à aproximação entre dois átomos for verificado o surgimento, de uma força de atração suficientemente forte para mantê-los unidos, estes ficara ligados quimicamente.

Uma propriedade que quase todos os Átomos possuem é a capacidade de se combinar para formar espécies mais complexas. A maneira como os átomos formam as ligações químicas está relacionado com sua estrutura eletrônica.
Ligações químicas um processo que possibilita estado enérgico menor (e assim maior estabilidade) do que o do átomo isolado, caso contrário a Terra seria uma massa de gases rarefeitos se é que ela existiria.

LIGAÇÃO IÔNICA

Ligação iônica é a atração eletrostática entre íons de cargas opostas num retículo cristalino. Esses íons formam-se pela transferência de elétrons dos átomos de um elemento para os átomos de outro elemento. Esse modelo eletrostático é utilizado no entendimento das ligações entre os íons, isto é, considerando junto de cátions – partículas positivas – e um conjunto de ânions – partículas negativas -, deverá ocorrer repulsão entre íons de mesmo sinal e atração entre íons

Relacionados