LIGAÇÃO COVALENTE DATIVA OU LIGAÇÃO COORDENADA

725 palavras 3 páginas
LIGAÇÃO COVALENTE DATIVA OU LIGAÇÃO COORDENADA:

Algumas moléculas não podem ser explicadas somente pela ligação covalente. Por isso foi formulada a teoria de que há um tipo especial de ligação covalente, que foi chamada de ligação covalente dativa ou ligação coordenada.
É o tipo de ligação em que um dos elementos químicos participantes da molécula em formação, empresta ou compartilha um par de elétrons com o outro que é instável e se aproxima da partícula já semi-formada por ligações covalentes normais. O par de elétrons é deslocado do átomo da molécula em formação para o outro para a composição do octeto, ambos compartilham desse par no preenchimento de todos os orbitais semi preenchidos, ou seja; com oito elétrons na camada mais energética. Nesse caso, por exemplo; o elemento químico deve pertencer a aqueles que se incluem na regra do octeto. Ela ocorre exatamente da mesma forma que a covalente simples, a única coisa que as diferencia é a procedência do par de elétrons compartilhado, que vem apenas de um dos átomos.

Ácido Sulfúrico (H2SO4)

Na hora de estruturar os elementos na fórmula eletrônica, o hidrogênio sempre estará ligado a um oxigênio, e que o oxigênio, por sua vez, sempre estará ligado a um átomo central, que fica sempre no centro da fórmula molecular. No caso do ácido sulfúrico, o átomo central é o enxofre.
Depois se coloca o hidrogênio ligado a um oxigênio que estará ligado ao átomo central. E tanto o enxofre quanto o oxigênio pertencem à família 6A e, portanto, têm 6 elétrons na última camada,faltando dois elétrons para completar o octeto.Mais um átomo de hidrogênio deve se ligar a um átomo de oxigênio, e este ao átomo de enxofre.Assim, os átomos já estão todos com a camada de valência completa. Mas, observando a fórmula molecular do ácido sulfúrico (H2SO4) percebe que faltam ainda 2 oxigênios. Se todos os átomos já estão com a última camada completa, então, resta aos outros dois oxigênios que faltam ligar-se por meio da ligação

Relacionados