Ligas Met Licas

Páginas: 2 (472 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015


Aço e ligas
A classificação normativa SAE é uma classificação dos aços segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA), a mais utilizada em todo o mundo paraaços-carbono (aços sem adição de elementos de liga, além dos que permanecem em sua composição no processo de fabricação) e aços de baixa liga (aços com baixas porcentagens de elementos de liga). 1
A classificação SAE ébaseada na composição química do aço. A cada composição normalizada pela SAE corresponde a uma numeração com 4 ou 5 dígitos. A mesma classificação também é adotada pela AISI (American Iron and SteelInstitute-EUA). Um extrato contendo exemplos das classificações de alguns aços mais comuns é apresentado na listagem a seguir.
Cobre
 Cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendoapenas para os aços e para o alumínio e suas ligas. Suas principais características são as elevadas condutividades elétrica e térmica, boa resistência à corrosão e facilidade de fabricação, aliadas aelevadas resistências mecânica e à fadiga. Sua densidade é de 8,94 g/cm³, um pouco acima da do aço, e sua temperatura de fusão é de 1083 ºC.
Alumínio
O alumínio possui uma densidade de 2,7 g/cm³,aproximadamente 1/3 da do aço, o que somado à sua elevada resistência mecânica o torna bastante útil na construção de estruturas móveis, como veículos e aeronaves.
A tabela abaixo mostra o sistema declassificação da The Aluminum Association Inc., associação dos produtores norte-americanos.
Titânio
O titânio e suas ligas apresentam propriedades interessantes: baixa densidade (massa específica daordem de 4,5 g/cm3), boa resistência mecânica à tração (entre 200 e 1370 MPa, comparável à de muitos aços ligados), excelente resistência à corrosão (garantida pela formação de uma camada passivada deTiO2) e relativa abundância na natureza (é o nono metal mais abundante), geralmente sob a forma de minerais oxidados.
Magnésio
O magnésio é um metal bastante resistente e leve, aproximadamente 30%...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ligas Met licas
  • Trabalho LIGAS MET LICAS
  • ligas met licas
  • Liga Es Met Licas
  • Liga Es Met Licas
  • Ligas Met licas
  • Liga Es Met Licas
  • Liga O Met Lica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!