Ligas Metálicas

Páginas: 3 (633 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
O que é ?

A grande maioria dos metais já identificados possui propriedades físico-químicas bem semelhantes: facilidade em perder elétrons (frente ao seu ganho, em geral), elevados pontos de fusãoe ebulição, boa condutividade elétrica e térmica, brilho característico.
Boa parte dessas propriedades são frutos da interação entre os átomos na rede cristalina que compõe o metal: observa-se quehá um mesmo tipo de ligação entre átomos, que se repete ao longo da rede. Assim, é definida a ligação metálica.
O metal com maior ponto de fusão da tabela periódica é o tungstênio (PE = 3422°C), e issoé devido à interação dos átomos que o constitui: as forças de atração são tão intensas, que é necessária grande quantidade de energia para superá-las. Do mesmo modo, o ósmio é o elemento mais denso(d = 22,6), justamente pela forma de empacotamento que os cristais apresentam.
Condução de Eletricidade
Como já citado anteriormente, os elétrons de uma barra de cobre, por exemplo, possuem certamobilidade. Assim, se for aplicado uma diferença de potencial em um dos lados dessa barra, certamente haverá condução de corrente elétrica. Assim como, se uma das pontas for aquecida, também haverácondução de calor (a outra ponta também aumentará de temperatura, gradativamente).
Esses efeitos dão-se pela presença de tais elétrons circundantes aos cátions: ao aplicar uma tensão U, os elétronstenderão a movimentar-se ordenadamente da região de maior potencial para a de menor potencial elétrico. Logo, uma corrente elétrica será detectada. Isso significa que quanto mais elétrons constituíremcircundarem os cátions metálicos, corrente de maior intensidade será observada.
A transmissão de calor dá-se de também obedecendo a um gradiente de energia: ao aquecermos uma parte da barra, aumentamos aenergia dos cátions mais próximos a fonte (já que começam a oscilar com mais intensidade); e, como os elétrons encontram-se móveis ao redor dos cátions  internos, adquirem maior velocidade  por se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ligas metalicas
  • Ligas Metálicas
  • ligas metálicas
  • Ligas Metalicas
  • Ligas Metálicas
  • Ligas metálicas
  • Ligas metalicas
  • Ligas metálicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!