Ligamento Periodontal

Páginas: 9 (2059 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Ligamento periodontal

É um tecido conjuntivo celular ricamente vascularizado e mole que está em torno da raiz do dente e une o cemento radicular com a lamina dura do osso alveolar próprio. Esse ligamento reveste a raiz do dente e está unido ao tecido gengival. Em radiografias da região de pré molares o Ligamento Periodontal está incluído no espaço entre as raízes dosdentes e a lamina dura ou osso alveolar próprio. O osso alveolar está circundando o dente a um nível de aproximadamente 1mm apical a junção cemento esmalte.
O limite coronário do osso é denominado de crista óssea alveolar, podemos distinguir dois tipos de tecido ósseo alveolar: a parte de osso alveolar, que recobre o alvéolo também chamado de osso cortical (lamina dura); a porção doprocesso alveolar que radiograficamente tem a aparência de uma rede também denominada osso esponjoso.
O Ligamento Periodontal se comunica através de canais vasculares com os espaços medulares do osso alveolar próprio. Sua espessura é de cerca de 0,15mm a 0,38mm sendo mais delgado na zona média da raiz, e decrescendo em espessura com o avançar da idade.
Suafunção é possibilita a distribuição e reabsorção de forças durante a mastigação e em outros contato dentais dentro do processo alveolar através do osso alveolar próprio. Também é essencial para a mobilidade dental, que vai ser determinada pela sua largura, altura e qualidade.


Organização do ligamento periodontal

Dois grupos de fibras principais são denominados de acordocom suas localizações em relação aos dentes. O grupo gengival está localizado ao redor do colo do dente, e o grupo dentoalveolar circunda as raízes dos dentes na posicionados estrategicamente em inclinações importantes para suas funções ao longo da superfície radicular.
Entre cada grupo de fibras existe um intervalo denominado espaço intersticial que contém uma rede de vasossanguíneos, nervos e vasos linfáticos que mantém a vitalidade do ligamento periodontal. Sua função está relacionada com a constante contração e estiramento dos feixes de fibras durante a mastigação.

Grupo de fibras gengivais
São quatro grupos de fibras, cada um com uma orientação diferente e todos sustentando a gengiva: As fibras dentogengivais, surgem da superfície docemento na região cervical e penetram no interior da gengiva livre. As fibras alveologengivas que partem da crista alveola e penetram na gengiva aderida. As fibras circulares que estão em continuidade com o colo do dente e evitam o deslocamento da gengiva. As fibras dentogengivais que partem do cemento no colo do dente e terminam na crista alveolar. As fibras transeptais que originam-se na regiãocervical de casa coroa e se estendem a localizações semelhantes na superfícies mesiais e distais de cada dente adjacente. Esse grupo de fibras evita a separação de cada dente.

Grupo de fibras dentoalveolares
São cinco grupos de fibras principais orientados diferenciadamente, nomeados de acordo com sua origem e inserção no processo dentoalveolar.
Grupo de fibras dacrista alveolar origina-se na crista alveolar da compacta óssea alveolar e se abrem em leque para se inserirem no cemento da parte cervical em diversos ângulos. Sua função é de resistir às forças de inclinação, inclusão, extrusão e rotação.
Grupo de fibras horizontais origina-se na compacta óssea alveolar, em altura apical à crista alveolar; inserem-se no cementohorizontalmente. Sua função é resistir às forças de rotação e de inclinação.
Grupo de fibras oblíquas origina-se na compacta óssea alveolar; dirigem-se no sentido apical para se inserirem no cemento, em altura ainda mais apical, de maneira oblíqua. Sua função é de resistir às forças de rotação e intrusão.
Grupo de fibras apicais irradia-se da região apical do cemento para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Do Ligamento Periodontal
  • Ligamentos
  • Ligamento
  • Ligamentos
  • Trabalho ligamentos
  • doenças periodontais
  • ligamentos do ombro
  • Roptura de ligamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!