LIGAGIL

306 palavras 2 páginas
O Modelo LIGA-AGIL
Utiliza-se da palavra LIGA (ou AGIL) para se denominar esse modelo por se tratar de uma sigla que define seus pontos críticos.
Toda organização social, instituição, precisa realizar algumas “funções” para funcionar, são elas:
L (Latente Model) - Ordem
Aqui são encontradas as instituições e organizações sociais responsáveis pela produção do modelo cultural de base da sociedade, como por exemplo a família que serve como agente de socialização do indivíduo e repassa a ele os valores e regras de convivência básicos para a sobrevivência e entendimento da sociedade em que este esteja inserido.
I ( Integration) - Integração
Nesse ponto vamos encontrar tudo aquilo que ajuda na integração da sociedade, como as associações, comunidades, normas sociais, leis, tais relações sociais ajudam a manter o nível de coesão social, uma vez que leva as pessoas a construírem a sociedade em conjunto.
G (Goals) – Metas/Finalidade
Tal ponto, tem como objetivo definir metas e finalidades para as organizações sociais e instituições, tal ponto pode ser visto como externo ao sistema e tendo uma direção, rumo e destinos determinados e serve para traçar e definir os caminhos a serem tomados no futuro.
A(Adaptation) – Adaptação
O último ponto diz da adaptação dessas organizações sociais e instituições, tais grupos tem de se adaptar ao seu meio natural e externo, tendo que qualificar seus recurso para assim utilizá-los da melhor maneira possível e de acordo com sua realidade específica. Por exemplo, a economia aqui é considerada um meio para se viver e pode se adaptar através da produção, trocas, comécio.
Tal modelo nos leva à institucionalização que é a integração das expectativas criadas pelos indivíduos de seus respectivos papéis dentro da sociedade e seus padrões de sanções e penalizações aqueles que não os seguem, com um sistema de valores que seja comum a todos os membros da coletividade.

Relacionados