Ligacao quimica

Páginas: 20 (4896 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014

















Ligações químicas



Profº. Claudenor



LIGAÇÃO IÔNICA OU ELETROVALENTE

Em busca de maior estabilidade
Existem mais de um milhão de substâncias catalogadas e estudadas, e é possível que outras tantas venham a ser conhecidas. Tão grande número de substâncias, formadas com um número relativamente pequeno de elementos, demonstra, de maneiraincontestável, o princípio de que os átomos buscam uma configuração mais estável combinando-se uns com os outros.
Quando átomos ou íons derivados destes se unem entre si, dizemos que entre eles se estabeleceu uma ligação química. Como a parte mais externa dos átomos é a sua eletrosfera e para ocorrer uma ligação química é necessário que os átomos ou íons se aproximem, é fácil perceber que os elétrons maisexternos são os responsáveis pelo tipo de ligação química que se estabelece, podendo haver formação de agregados iônicos ou moléculas.
As únicas substâncias formadas por átomos isolados são os gases nobres. Como não se formam ligações químicas entre seus átomos, concluímos que eles já são estáveis. Assim, um conjunto formado por átomos isolados de qualquer gás nobre é estável. Mas, um conjuntoformado por átomos isolados de outros elementos é instável e sua estabilidade é alcançada através da formação de ligações químicas, cuja natureza depende das configurações eletrônicas dos átomos participantes.
Ora, se os gases nobres são estáveis e formados por átomos isolados, deve haver alguma particularidade em suas configurações eletrônicas que justifique esse comportamento. Observando-se aconfiguração eletrônica de todos os elementos, notamos que somente os átomos dos gases nobres apresentam oito elétrons na camada mais externa (camada de valência). O hélio, como tem Z = 2, só tem dois elétrons e estes saturam a camada K, que é também a mais externa de seu átomo. Sendo assim, concluímos que o número máximo de elétrons na camada de valência de um átomo é oito, ou dois, no caso dacamada de valência ser a K.

Como os gases nobres são os únicos que têm a camada de valência com o número máximo de elétrons e são os únicos estáveis quando isolados, concluímos que é essa particularidade que lhes dá estabilidade. Por isso, a configuração eletrônica com a camada de valência completa é chamada configuração estável.
Existe uma lei geral da natureza segundo a qual todos ossistemas têm tendência a aumentar a sua estabilidade. Isso pode ser conseguido se os átomos adquirirem a configuração estável, com oito elétrons na camada de valência (ou dois, se esta for K). A configuração estável pode ser obtida através do compartilhamento de elétrons entre eles ou da transferência de elétrons de um átomo para o outro. Dessa maneira, formam-se as ligações químicas entre os átomos.Essa é a teoria do octeto, proposta em 1916, pelos químicos Kossel, Lewis e Langmur.



Valência

Valência de um átomo é o número de ligações que ele deve fazer para alcançar a estabilidade, ou seja, para que alcance oito elétrons na última camada. Justamente pelo fato de que o poder de combinação está relacionado com a camada eletrônica mais externa, ela é chamada camada ou nível devalência. A valência é um número puro e indica quantas ligações um átomo pode fazer. Quando, nessas ligações, ocorre perda ou ganho de elétrons, com a formação de íons, a valência é chamada de eletrovalência e vem acompanhada de um sinal que indica a carga do íon formado.



Ligação iônica ou eletrovalente
Como o próprio nome indica, a ligação iônica ocorre entre íons positivos e negativos, e écaracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre os íons. A ligação iônica ocorre, então, entre elementos que apresentam tendências opostas, ou seja, é necessário que um dos átomos possua tendência a perder elétrons e o outro a receber elétrons. Na maioria das vezes, os átomos que perdem elétrons são os metais das famílias IA, IIA e IIIA e os átomos que recebem elétrons são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ligação Química
  • Ligaçao quimica
  • Ligaçao quimica
  • Ligação Quimica
  • Ligação Quimica
  • ligação quimica
  • ligação química
  • Ligaçao Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!