Ligaçao quimica

Páginas: 17 (4082 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
Introdução

Ligação química é qualquer interação que leve à associação de átomos em moléculas, íons, cristais e outras espécies estáveis que compõem as substâncias comuns do dia-a-dia. Quando os átomos aproximam-se uns dos outros, seus núcleos e elétrons interagem e tendem a se distribuir no espaço de tal modo que a energia total do sistema seja menor que qualquer outro arranjo possível. Se aenergia total de um agrupamento for menor que a somatória das energias dos átomos isolados, eles então ligam-se e a diminuição de energia é chamada de energia de ligação.

As idéias que ajudaram a estabelecer a natureza da ligação química floresceram durante os primórdios do século XX, após a descoberta do elétron, e da mecânica quântica prover uma linguagem para descrever seu comportamento nosátomos. Entretanto, apesar dos químicos necessitarem da mecânica quântica para obter um entendimento quantitativo detalhado da formação das ligações, muito de seu entendimento pragmático é expresso por modelos simples e intuitivos. Estes modelos tratam as ligações como sendo de dois tipos - iônica ou covalente. O tipo de ligação que ocorre preferencialmente entre dois átomos pode ser previstotomando-se como base a localização dos elementos na tabela periódica, e de algum modo também as propriedades das substâncias a serem formadas podem ser relacionadas ao tipo de ligação.

Um conceito-chave na discussão da ligação química é o de molécula. Moléculas são as menores unidades dos compostos que podem existir. Uma propriedade das moléculas que pode ser prevista com um grau razoável de sucessoé sua geometria. Geometrias moleculares são de considerável importância para o entendimento das reações que os compostos podem realizar e, assim, há um elo entre ligação e reatividade química.

A despeito dos modelos simples de ligação serem úteis como regras de racionalização da existência de compostos e de suas propriedades físicas e químicas, bem como das estruturas das moléculas, elesnecessitam ser justificados apelando-se a descrições mais sofisticadas. Além disso, existem alguns aspectos sobre as estruturas moleculares que estão acima do escopo destas simples teorias. Para entender esta colocação, é necessário que se recorra a uma descrição plena da mecânica quântica. Tais aproximações numéricas fornecem informações importantes sobre as ligações químicas.

Voltar ao topoHistórico
A Emergência da Química Quantitativa

Os gregos antigos, mais notadamente Demócrito, argumentavam que a matéria era composta por partículas fundamentais chamadas átomos. As visões dos atomistas, entretanto, não possuíam suporte experimental, e nenhuma evidência da existência de átomos foi encontrada por dois milênios, até a emergência da ciência empírica no século XVIII.
A Lei daConservação das Massas

A transformação crucial na química, partindo de uma coleção de esperanças vãs ou crenças alquímicas para um conhecimento quantitativo confiável, veio com as contribuições do aristocrata francês Antoine-Laurent Lavoisier (e sua esposa, Marie-Anne), pouco antes de perder sua cabeça à guilhotina no apogeu da Era das Trevas. Lavoisier abriu as portas para a química quantitativaestabelecendo que as transformações da matéria, que até então eram largamente reportadas através de um miasma de descrições desordenadas, podiam ser investigadas quantitativamente pela medida das massas das substâncias consumidas e produzidas nas reações químicas. A observação mais significativa por ele realizada foi a de que a massa total de produtos é a mesma que a dos reagentes. A implicação destaobservação é que, apesar das identidades das substâncias se alterarem quando uma reação ocorre, ao menos uma propriedade mantém-se inalterada.
A Lei da Composição Constante

Os experimentos de Lavoisier inspiraram estudos posteriores que resultaram na reversão da visão de que a matéria era um contínuo desestruturado. Estas observações culminaram na teoria atômica desenvolvida pelo químico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ligação Química
  • Ligaçao quimica
  • Ligação Quimica
  • Ligação Quimica
  • ligação quimica
  • ligação química
  • Ligaçao Quimica
  • Ligação Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!