Ligações quimicas

Páginas: 7 (1507 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
LIGAÇÃO QUÍMICA


As ligações interatômicas podem ser classificadas quanto à suas intensidades em ligações primárias ou fortes e ligações secundárias ou fracas. As ligações primárias são cerca de dez vezes mais fortes que as ligações secundárias. As suas energias de ligação são da ordem de 100 kcal/mol (lembre-se que 1 cal = 4,184 J). As ligações primárias podem ser de três tipos: iônica,covalente e metálica.As ligações secundárias envolvem energias de ligação da ordem deapenas 10 kcal/mol. Embora existam alguns tipos de ligações fracas, elas sãogeralmente englobadas dentro da designação de ligações de van der Waals.

A figura a seguir apresenta a variação de energia com a distância para uma molécula diatômica. Quando os dois átomos estão muito distantes entre si, a interaçãoinexiste, de modo que pode-se atribuir o valor zero para a energia de interação entre eles. À medida que R diminui, a estabilidade aumenta, principalmente, em virtude da atração entre o núcleo e os elétrons. Para distâncias menores que a de equilíbrio (Re), a forte repulsão entre os núcleos faz com que a curva suba rapidamente.

Energia da Ligação
1. LIGAÇÃO COVALENTE COMUM

É a ligação queocorre entre

Ocorre através do compartilhamento de pares de elétrons entre os átomos, de tal forma que os átomos adquiram configuração de gás nobre (Regra do Octeto), sem que ocorra ganho ou perda de elétrons. Ao compartilhar elétrons os átomos formam um composto molecular que pode ser representado por uma fórmula molecular. Na ligação covalente comum cada átomo contribui com um elétron paraformar o par. O ametais possuem 4, 5, 6 ou 7 elétrons na última camada e tem tendência em ganhar (receber) elétrons para completar 8 na camada de valência.

Exceção: Hidrogênio tem 1 elétron na última camada e tem tendência a receber um elétron para ficar com dois na camada de valência; semelhante ao gás nobre Hélio que possui 2 elétrons na camada K.

2. FÓRMULAS ELETRÔNICAS DE LEWISRepresentamos os elétrons da camada de valência (C.V.) ao redor dos símbolos dos elementos químicos, através de “bolinhas” ( ). Para chegar no número de elétrons da C.V. devemos fazer a distribuição eletrônica. A partir daí mostraremos o compartilhamento dos pares eletrônicos da ligação covalente. Um par de elétrons pode ser representado por um traço.

Exemplo: o par de elétrons de A pode serrepresentado por um traço


3. ESQUEMA GERAL DE COMPARTILHAMENTO DE PAR DE ELÉTRONS NA LIGAÇÃO COVALENTE COMUM

Note que cada átomo contribui com 1 elétron para formar o par.



Obs: Com finalidade didática representamos o elétron do átomo A por uma “bolinha” ( ); elétron do átomo B por um: x.

Porém sugere-se representar os elétrons pela mesma figura, pois os elétrons são todos iguais. Algunsvestibulares não aceitam respostas de questões com elétrons representados de maneiras diferentes.




- A tabela a seguir mostra as Fórmulas Eletrônicas de Lewis, com o número total de elétrons da C.V. representados por “bolinhas” ao redor dos símbolos dos elementos.

O hidrogênio e o cloro são monovalentes; oxigênio e enxofre são bivalentes; o nitrogênio é trivalente e o carbono étetravalente.

Tabela com Estrutura de Lewis



Lembrando que para obter o número de elétrons da C.V. é necessário fazer a distribuição eletrônica no níveis de energia.

Exemplo:



Note que esses 4 elétrons da C.V. estão representados por “bolinhas” ao redor do símbolo do carbono na tabela.

4. LIGAÇÃO COVALENTE SIMPLES

É o compartilhamento de 1 par de elétrons e pode ser representadapor um único traço (—).

Exemplos: Molécula de H2 (gás hidrogênio)

Cada átomo de hidrogênio contribui com um elétron para formar o par eletrônico compartilhado, sendo que cada hidrogênio acaba ficando com 2 elétrons na C.V.

Obs: Quando representamos os elétrons ao redor dos símbolos dos elementos, temos as Fórmulas Eletrônicas de Lewis; quando representamos os pares de elétrons por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ligações Químicas
  • Ligações químicas
  • ligações quimicas
  • Ligações químicas-as ligações covalentes
  • ligacoes quimicas
  • ligacoes quimicas
  • Ligaçoes quimicas.
  • ligações quimicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!