ligação

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
Nova espécie de coruja é encontrada em ilha da Indonésia
16/02/2013

Uma nova espécie de coruja foi encontrada pelo cientista Philippe Verbelen na ilha Lombok, na Indonésia. Segundo ele, a coruja Rinjani Scops não é encontrada em nenhum outro lugar no planeta e foi descoberta por acaso, quando o cientista procurava outra espécie de ave e escutou o som característico da nova espécie doanimal.

Água limpa dará prêmio a pequenos produtores
22/03/2013
O aumento das áreas de pastagem para o gado bovino castiga córregos e do município de Campo Grande, desde o século passado. Mas o cenário melhora: pequenos produtores rurais serão premiados em maio, por recuperarem mananciais.
O pagamento desse aporte – R$ 1 milhão de recursos oriundos do Banco do Brasil, via WWF, mais acontrapartida de R$ 700 mil do Ministério Público Estadual – beneficiará sitiantes que até hoje vivem apenas da criação do gado bovino. WWF (World Wildlife Fund) é a sigla do Fundo Mundial da Natureza.
Hoje, no Dia Mundial da Água, inaugura-se a Estação de Tratamento de Esgotos do Imbirussu, com capacidade para 120 litros por segundo.







Pesquisadores identificam nova espécie de minissapo no ES17/11/2012 09h25
Um grupo de pesquisadores liderado pelo brasileiro Pedro Peloso, do Museu Americano de História Natural, em Nova York, descobriu uma nova espécie de minissapo em uma restinga no Parque Estadual Paulo César Vinha, na região litorânea de Guarapari (ES).
Os adultos medem cerca de 15 milímetros de comprimento e são da mesma família dos populares sapo-cururu, apesar de nãoterem as glândulas de veneno que caracterizam esse grupo.
O animal ganhou o nome de Melanophryniscus setiba, já que a região onde o bicho vive também é conhecida como “Restinga de Setiba”.
Peloso, que atualmente faz doutorado em biologia, explica que a descrição da espécie foi um processo demorado, que começou em 2005, quando ainda era estudante de graduação. “Por se tratar de um bicho bem distinto,foi difícil de alocar ele num gênero. Por isso foi necessário fazer uma análise de DNA”, conta. Também foi feita uma série de análises da anatomia interna do anfíbio.
O sapinho possui coloração amarronzada que dificulta sua observação no ambiente natural. Ele vive no chão da floresta, entre as folhas. Para poder estudá-lo, a saída foi instalar baldes no chão para que exemplares caíssem dentro,técnica comum para esse tipo de pesquisa.
“As restingas são ambientes altamente ameaçados, principalmente pela expansão imobiliária e ocupação desordenada das praias. A descoberta dessa nova espécie serve de alerta para a urgência de mais estudos e preservação das restingas”, diz o pesquisador.


Fóssil de baleia azul pode ajudar a evitar extinção da espécie
14/03/2013
Um fóssil de baleiaazul (Balaenoptera musculus) com aproximadamente 1,8 mil anos, encontrado na praia do Leste, no município de Iguape, litoral sul paulista, poderá ajudar a evitar a extinção da espécie. "Nós encontramos ossos da coluna vertebral e pegamos a bula timpânica, que é equivalente ao ouvido. Isso vai permitir que eu possa identificar com certeza a espécie", explica o professor Francisco Buchmann, coordenadordo Laboratório de Estratigrafia e Paleontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Parte do crânio do animal foi encontrado por um morador local, em agosto do ano passado. A idade do osso foi atestada após análise de um laboratório americano especializado em datação por meio do carbono 14. Estima-se que a peça tenha entre 1,8 mil e 1,9 mil anos.
Além de contribuir para a conservação daespécie, a descoberta vai permitir estudos sobre a variação do nível do mar. "Inicialmente, eu pensei que o fóssil teria seis mil anos, porque foi quando teve uma grande variação do nível do mar", explica. Depois de constatada a idade dos ossos, Buchmann concluiu que a fossilização ocorreu em virtude de um grande evento natural, como por exemplo uma tempestade. "Ocorreu algo que encalhou esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ligação
  • ligaçao
  • Ligação
  • Ligação fármaco-sítio de ligação
  • Ligação iónica e ligação metálica
  • LIGAÇÃO COVALENTE DATIVA OU LIGAÇÃO COORDENADA
  • energia de ligação
  • Ligação de trompa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!