Ligação gênica

Páginas: 6 (1399 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO
Você já percebeu o mundo que nos rodeia? Já saiu de casa, ou olhou na janela e notou como o mundo é extraordinariamente diversificado e belo? Claro que não estamos falando de toda a poluição visual, do ar esfumaçado e nem dos ruídos alucinantes da nossa querida cidade, estamos sim nos referindo àquelas poucas árvores e flores que encontramos pelo caminho, ao sol, à lua, aos insetos,aos cachorros e gatos. Por trás de uma aparente igualdade, a natureza é riquíssima em formas diferentes. Este trabalho vai tratar de ligação gênica, sexo e herança, onde visa apresentar a contribuição de diversos aspectos da matemática na biologia, muitas vezes não perceptíveis, mas que se aprofundarmos o tema verá que a matemática está presente e muito na biologia. A doação de modelos matemáticosno ensino da biologia para analisar a probabilidade de um casal que deseja ter uma criança do sexo feminino ou pré dizer o instante da concepção, porém, essa interdisciplinaridade não é algo recente quando se trata de biologia e matemática.

1. LIGAÇÃO GÊNICA E PERMUTAÇÃO
Os genes que estão em um mesmo cromossomo formam um grupo de ligação. Tal distribuição peculiar faz com que seus alelos nãosigam o princípio da segregação independente, expresso na segunda lei de Mendel. Quando dois ou mais genes estão em um mesmo cromossomo, entre eles há ligação gênica.
Na prófase I da meiose, enquanto os cromossomos homólogos estão pareados, pode ocorrer permutação, troca de fragmentos entre as cromátides homólogas.
Não ocorre permutação entre dois determinados genes em todas as células.Vejamos o que acontece se ocorrer permutação entre dois genes ligados - A e B -. Em 60% das células da linhagem germinativa.
(figura)
A permutação acontece entre as cromátides internas dos pares de cromossomos homólogos, enquanto nas cromátides externas mantém-se a ligação gênica original. Por isso, se em todas as células ocorresse permutação entre dois pares de alelos a proporção de gametasrecombinantes seria de apenas 50%.
A proporção de gametas recombinantes, no total de gametas produzidos, é a taxa de recombinação (TR).
TR = quantidade de gametas recombinantes : quantidades total de gametas

Em geral, a taxa de recombinação é calculada por meio da análise da descendência dos cruzamentos. Quanto mais afastados estiverem dois genes, em um mesmo par de cromossomos homólogos,maior será a taxa de recombinação entre eles. Esse princípio básico permitiu a elaboração dos primeiros mapas cromossômicos.
Quando a taxa de recombinação entre dois genes é igual a 1%, convencionou-se que a distância relativa entre eles é de uma unidade de recombinação (UR) ou morganídeo.
No cromossomo II da drosófila, estão os genes p, r e v, suas taxas de recombinação são as seguintes:Entre p e v = 17%
Entre p e r = 9%
Entre r e v = 8%
A análise desses dados permite concluir que :
• Como a taxa de recombinação entre os genes p e v é de 17% seus locos distam 17 UR;
• A taxa de recombinação entre os genes p e r é de 9%, ou seja, seus locos estão a 9 UR;
• Há duas possibilidades para posicionar o gene r a uma distância de 9 UR do genep: à esquerda ou à direita dele;

(figura)

• Se estivesse à esquerda, a distância entre os genes r e v seria 26 UR. Entretanto, como a taxa de recombinação entre os genes r e v é de 8%, o gene r deve estar à direita do gene p e a 8 UR do gene v. portanto, no cromossomo II da drosófila, a sequência dos genes é p – r – v.

(figura)

Além da determinação das distâncias entreos genes, outro passo importante no mapeamento cromossômico é o estabelecimento da distribuição dos alelos no par de cromossomos homólogos. Duas moscas, por exemplo, podem possuir os mesmos alelos, mas, se eles estiverem em diferentes posições os tipos de gametas produzidos serão diferentes.

(figura)

Durante a formação dos gametas pela mosca 1, serão formados em maior número os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ligação génica
  • ligacao genica
  • Ligação gênica
  • Ligação Gênica
  • ligação genica
  • Ligação, permuta genica e mapeamento
  • Ligação genica e permutação
  • biologia (polialelia, interação genica e ligação)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!