Lietura e produção de textos

589 palavras 3 páginas
Estratégias de leitura

Para construir sentido, o leitor se vale de estratégias: seleção, antecipação, inferência e verificação. Para dar sentido ao que lê, o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si. As estratégias de leitura faz com que o interesse pela leitura seja despertado, estas estratégias permite ao leitor construir o sentido da produção do texto, que serão processadas, avaliadas, despertando o censo critico, fazendo com que o leitor tire suas próprias conclusões. Para isso os autores usam de recursos que muitas vezes ao ver o titulo ou o inicio do texto, o leitor já começa com antecipações e hipóteses elaboradas com base em nossos conhecimentos, sobre o autor do texto, o meio de veiculação, gênero textual, distribuição do texto e titulo cuja função é geralmente de despertar o interesse pelo assunto.

Leitura e Produção de Sentido

A leitura é uma atividade baseada na interação do autor-texto-leitor, para a produção do sentido é importante considerar os conhecimentos do leitor, condição fundamental para a interação, sua intensidade. A produção de sentidos textuais implica o compartilhamento de informações, implica ouvir o que o texto tem para dizer e relacionar aquilo que se puder perceber e capturar, de modo bastante assimétrico. É o leitor quem orquestra a leitura, quem produz sentido, quem transforma, mas é o texto quem inicialmente dirige este processo.

Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe

Os professores têm sido confrontados com os desafios da formação de leitores na escola. Há um grande desafio em como desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, tornando-a interessante. Entre estes aspectos surgem mais dúvidas de como tornar os diversos tipos de leituras prazerosas, quais livros indicar, de modo que o interesse pela leitura seja cada vez mais ampliado.

Para que sejam alcançados estes objetivos, é necessário que se crie recursos materiais e

Relacionados

  • História e meio ambiente: análise da relação homem-natureza no entorno do rio do sal (aracaju-se)
    3080 palavras | 13 páginas