Lido O PRINC PIO DA IGUALDADE 2015 02 17

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
O PRINCÍPIO DA IGUALDADE - Ives Gandra Martins da Silva (Jornal O Estado de S . Paulo – 26/01/2015)
Os recentes e trágicos episódios que levaram ao assassinato de 12 dirigentes do jornal “Charlie”,dedicado a ironizar todas as crenças e costumes, a título de uma ilimitada liberdade de expressão, traz, novamente, à baila a discussão sobre o conteúdo desse conceito e o respeito aos direitosalheios, numa democracia, até porque os direitos naturais e fundamentais à dignidade humana ganham cada vez mais evidência no mundo atual.
John Rawls, em seu livro “Justiça e Democracia”, no qualesclarece pontos obscuros de sua “Teoria da Justiça”, entende que as verdadeiras democracias fortalecem-se com a predominância das “teorias não abrangentes”. Estas teorias, formuladas na complexidade dasrelações humanas e no conhecimento da conjuntura, cada vez maior, pelos sete bilhões de habitantes do planeta Terra, graças aos meios eletrônicos de comunicação, de acesso inclusive aos analfabetos,exigem respeito às teorias contrárias, pois da convivência e diálogo com elas é que resulta o fortalecimento dos regimes democráticos.
As “teorias abrangentes” são sempre tirânicas, ditatoriais,impositivas, visto que afastam a coexistência de pontos opostos da cultura, pretendendo uma solução definitiva para todos os aspectos das relações humanas. Seus adeptos só enxergam a prevalência daspróprias ideias. Todas as teorias contrárias devem ser eliminadas. Na concepção de Rawls, há sempre “um véu de ignorância”, em cada ser humano, quanto aos infinitos fatores que podem influenciar suasformulações, principal motivo de convivência entre teorias “não abrangentes”, nas democracias. Nenhum cidadão é senhor supremo da verdade.
Ora, a “liberdade de expressão” é um direito fundamental,cláusula pétrea na Constituição Brasileira (art. 5º inciso IV), assim como, a meu ver, também o é a liberdade da imprensa (art. 220 da Lei Suprema “caput”). Há necessidade, todavia, de não se confundir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRINC PIOS DA IGUALDADE E DA ISONOMIA
  • Aula 02 Princ pios
  • AULA 02 Princ Pios Or Ament Rios
  • PRINC PIOS
  • Princ Pios
  • Princ pio da
  • PRINC PIOS
  • Princ Pios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!