LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO RAMO DE TRANSPORTES

2981 palavras 12 páginas
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO RAMO DE TRANSPORTES

RESUMO

Este trabalho se propõe a discutir conceitos de liderança e motivação administrativa tendo como foco o ramo de transportes, com base em exemplos práticos de duas empresas da cidade de Irati. Tendo como objetivo realizar uma análise comparativa entre conceitos teóricos e princípios utilizados na prática. No qual a metodologia empregada se baseia em uma pesquisa teórico-empírica, de natureza qualitativa, utilizando se assim pesquisa bibliográfica e de campo. Onde verificou se nas práticas organizacionais uma aproximação do que Weber chamou de dominação Carismática.

PALAVRAS-CHAVE: motivação, liderança, gerência

INTRODUÇÃO:

As organizações modernas utilizam-se de conceitos da administração para promover a eficácia no trabalho e principalmente gerar lucros. Não é de hoje que as empresas preocupam-se com a motivação de seus funcionários e com os lideres que as representam. Para compreender melhor o que se aborda nesta pesquisa, faz-se necessário abordar alguns dos principais conceitos e definições referentes à motivação e liderança nas organizações.
A teoria comportamental e seu estudo sobre os grupos informais nas organizações colocou em destaque a gestão voltada para o individuo. Aspectos ligados a liderança e a motivação nas organizações são estudados para que através da analise das necessidades humanas e do comportamento possa se achar um equilíbrio que proporcione o sucesso organizacional.
Para Maximiano (2000, p. 336) “o estudo do líder como pessoas tenta entender quais comportamentos, traços de personalidades, habilidades, atitudes, e outras características pessoais de seu desempenho eficaz”.
As pesquisas sobre motivação no campo da administração, identificam a pessoa motivada usualmente como alguém que demonstra auto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza (Maximiano, 2000).
Esta pesquisa originou se da

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Relatorio de Gestão
    427661 palavras | 1711 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas